seg, 15 de julho de 2024

Última Edição

RS soma 5,5 mil comunicados de perdas em lavouras devido à estiagem

Do total, mais de 2,8 mil foram acionamentos no seguro rural

Dados do Ministério da Agricultura mostram que a falta de chuva no Rio Grande do Sul fez com que 5.551 avisos de sinistros fossem feitos por produtores gaúchos para seguradoras e instituições financeiras desde a segunda quinzena de dezembro. A informação veio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.

— É muito importante que quem já verificou essa perda faça logo o pedido para o Proagro ou para seguro, para que possa receber — alertou a ministra.

Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola da pasta, detalhou à coluna os dados. Do total, 2.829 foram acionamentos no seguro rural, sendo 291 para o milho e 1.320 para a uva. Produtores de soja solicitaram vistoria em 1.218 lavouras.

Além disso, com base em dados do Banco Central, a pasta contabiliza 2.722 comunicados de perdas no Proagro — programa oficial de governo voltado à agricultura familiar. Desses, 1.824 foram comunicados de perdas em milho, 529 em soja e 369 no feijão.

O diretor complementa que, feita a comunicação, a liberação de recursos precisa ser referendada, inclusive com laudo técnico feito a campo.

— É importante lembrar que o produtor tem de avisar com no mínimo 15 dias que está se preparando para a colheita, para que seja feita a feita avaliação — reforçou o diretor, destacando que o seguro “mitiga muito as perdas”.

Loyola acrescenta que mais de 90% dos produtores de soja e de milho do RS que estão no crédito rural têm Proagro ou seguro. Na uva, o Estado é líder na contração de seguro: a cobertura chega a 59% da área cultivada.

Neste ano, o governo federal reforçou a projeção de recursos a serem liberados para a subvenção do seguro rural, que deverão totalizar R$ 1 bilhão — mais do que o dobro liberado no ano passado.

Em reunião com governador, Lorenzoni questiona impacto de plano que vai aumentar salário do funcionalismo

O líder da bancada do PL, Rodrigo Lorenzoni, acompanhado do deputado Claudio Tatsh, esteve reunido com o governador Eduardo Leite e secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (15). A pauta do encontro foi o plano Reconstrução do Rio Grande – Estratégia de Pessoal, já apresentado a deputados da base, a entidades e a parlamentares do PT, PSOL e PCdoB

Associação dos consórcios públicos gaúcho visita o presidente do TCE-RS

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, recebeu esta tarde (15) a visita da diretoria da Associação dos Consórcios Públicos (AGCONP). Também estiveram na reunião representantes de 19 associações. Durante o encontro, as entidades agradeceram e destacaram a importância da atuação do Tribunal na garantia da aplicação correta dos recursos públicos. O presidente Marco Peixoto