ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Vereador Aquiles vai ao MP em busca de solução estrutural para a Escola Saldanha Marinho’

O vereador Aquiles Pires (PT) foi até o Ministério Público (MP) para protocolar um pedido de providências à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. O pedido, oficiado em novembro, cobra do poder público uma lista de reformas no prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho.
A requisição foi feita com base na inspeção realizada pela engenheira civil Elenice do Espírito Santo, que constatou a necessidade de uma reforma geral no prédio (principalmente no teto), que em dias de chuva fica alagado, no cercamento da escola e também nas instalações elétricas, que podem ocasionar um curto circuito.
Além disso, Pires, Elenice e uma representante do Conselho de Pais e Mestres (CPM) da escola, estiveram reunidos com o Promotor de Justiça Diego Corrêa de Barros, titular da Promotoria Regional de Educação, para falar sobre a situação do educandário, após o parlamentar não ter recebido retorno dos pedidos de providência encaminhados ao Executivo.
De acordo com o vereador, o promotor demonstrou interesse pelo caso e já tomou as primeiras providências. “Agora acompanharemos os trâmites do MP e continuaremos na luta pela escola que, apesar de todos os problemas, presta um ótimo serviço à comunidade santanense’’, declarou.
Até o fechamento desta edição a Assessoria de Comunicação da Prefeitura não havia se manifestado.

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente