dom, 13 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

A “Guria” que encantou a 41ª Califórnia da Canção Nativa

A cantora santanense Nicole Carrion conseguiu um feito inédito para Livramento: a premiação de melhor intérprete do maior festival nativista do Estado

Aquela guria com voz e sonhos de criança, que cantava dentro de casa o dia todo, com seus vestidos de prenda e, que mesmo muito pequena, encantava plateias Rio Grande afora, cresceu e hoje, possui uma voz firme e doce, ao mesmo tempo, o que lhe possibilitou conquistar a maior honraria da música gaúcha: o troféu de Melhor Intérprete da 41ª edição da Califórnia da Canção Nativa, além do segundo lugar com a composição Guria, com letra de Jaime Ribeiro e música de Maxsoel Bastos de Freitas.
Aos 22 anos, e com uma carreia musical que lhe rendeu mais de 100 premiações em festivais de música, Nicole Carrion diz não acreditar no momento mágico que tem vivido nos últimos dias desde a conquista na cidade de Uruguaiana, um momento que nunca mais sairá da sua memória pois vencer em um palco que já consagrou os maiores cantores do Estado e de onde saíram verdadeiros clássicos do cancioneiro gaúcho é motivo de grande alegria e felicidade. Ainda mais por ela ter crescido cantando as músicas da Califórnia.

O festival, que é considerado o embrião do movimento nativista no estado, foi criado em 1971 com o objetivo de dar oportunidade aos músicos gaúchos de expressar a sua arte, hoje 48 anos depois renasce após alguns anos de dificuldades financeiras, consagrando a nova geração da música regional.
Nicole faz parte dessa nova geração, que pode ser vista no palco do Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa.” Estou muito feliz. É uma coisa que jamais vou esquecer, foi mágico. O público nos aplaudiu de pé. Também fomos escolhidos como a melhor música pela votação popular. Essa conquista só possível pela entrega de todo o time que subiu no palco com a mesma emoção. Aqui de Livramento fazia parte do time o Juan Winz. O mais legal dessa música, “Guria”, é que ela é uma resposta à música “Guri” que ficou imortalizada na voz do César Passarinho. É a resposta da “filha do seu Bento”, uma grande sacada dos autores: o Jaime Ribeiro e o Maxsoel Bastos de Freitas, que acabaram me presenteando com a interpretação. Sou muito grata a eles por isso” contou.

A cantora também comenta a importância deste novo momento da música regional, com a afirmação de novas intérpretes, musicistas e compositores em meio ao cenário que há pouco tempo tinha uma predominância masculina. “A “Guria” vem neste momento que é muito importante não só para a nossa música mas também para toda a sociedade. O que a gente ouviu das pessoas nos deixou muito felizes, pois, afinal a nossa música veio da fase local e conseguiu conquistar essa premiação em meio a tantos músicos qualificados. Isso nos enche ainda mais de orgulho”.
Revirando as pastas com recortes de jornais, credenciais e fotografias, o pai da cantora, Glademir, não escondia o sorriso ao falar da grande conquista da filha. “Foi muito emocionante porque a gente sabe o quanto ela ama o que faz. No momento não consegui me conter. São tantos anos indo a esses eventos, dormindo no chão muitas vezes, saindo direto do trabalho para a estrada. Horas sem dormir. Mas é neste momento que a gente vê que tudo vale a pena. Parabéns a Nicole que se dedicada muito aos sonhos dela”.

Já a mãe, Ana Carrion, é a maior fã e incentivadora da carreira da filha. Segurando na mãos uma fotografia de quando Nicole era pequena, Ana disse se sentir muito feliz com o caminho trilhado por ela, que mesmo entre os compromissos da faculdade de jornalismo consegue conciliar a sua carreira musical. “Ela vivia cantando dentro de casa. Era sua brincadeira favorita. Até que um dia me disseram para colocá-la em uma aula de música. E assim a gente fez. Mesmo não tendo nenhum músico na nossa família, achamos importante para o desenvolvimento dela. E está ela aí nos enchendo de orgulho”.
Nicole Carrion adiantou que novos projetos musicais vêm aí em 2020, e que vai continuar participando de festivais, além de tocar a sua carreira solo. Questionada sobre uma possível participação no The Voice Brasil ela disse: “Quem sabe, seria a realização de outro grande sonho”.

Mãe Ana Carrion, Nicole e seu pai, Glademir (Foto: Cedida/AP)

Matias Moura
[email protected]

Acidente com três veículos mobiliza socorro no centro de Sant’Ana do Livramento

Na manhã deste sábado (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no cruzamento das ruas Hugolina Andrade com Brigadeiro Canabarro, no centro de Sant’Ana do Livramento. A colisão ocorreu após o condutor de uma Fiat Strada invadir a preferencial e atingir um Ford Ka que trafegava pela via. Com o impacto da batida, o Ford Ka girou na pista

Caminhão colide com carro e foge do local na estrada Robledo Braz, em Livramento

Um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio foi registrado na tarde deste sábado (13), na estrada Robledo Braz, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações apuradas pela reportagem da A Plateia, que esteve no local transmitindo ao vivo, o caminhão colidiu frontalmente com um Fiat Pulse e fugiu logo após o impacto. Apesar da força da batida, os