O deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) esteve, nesta quinta-feira (12/12), em audiência com o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-RS), Geraldo da Camino, para entregar relatório sobre a situação das extintas fundações públicas. O documento é resultado das visitas técnicas realizadas pelo deputado, em conjunto com as deputadas Luciana Genro (PSol) e Juliana Brizola (PDT), ao longo do ano junto às fundações. Aprovado em audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, o relatório agora está sendo encaminhado para os órgãos de controle.
Durante as visitas, ficou constatada a precariedade em que se encontram algumas instalações, com a deterioração de equipamentos e o abandono de anos de trabalho de pesquisas. A situação de instabilidade dos servidores também é um dos problemas enfrentados após a extinção das fundações.
“Estamos preocupados porque pode estar havendo desperdício de dinheiro público, com importantes equipamentos e laboratórios abandonados pelo estado. A partir das visitas que fizemos às instalações das fundações, como Cientec, Fundação Zoobotânica, Fepagro, FEE e TVE, e a elaboração desse relatório técnico, buscamos encontrar soluções para as funções exercidas por cada uma das fundações de forma qualificada”, explicou Mainardi.
O procurador informou que já existe uma decisão do órgão para solicitar, no início do ano que vem, a realização de inspeção especial junto as fundações.
Após a audiência com o procurador do MPC-RS, o deputado também manteve reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Estilac Xavier, para informar a situação das fundações. De acordo com o presidente do TCE, o documento será analisado pela equipe técnica.