ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Você concorda com o fim do seguro DPVAT?

Medida provisória foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (11)

“A Medida Provisória tem o potencial de evitar fraudes no DPVAT, bem como amenizar/extinguir os elevados custos de supervisão e de regulação do DPVAT por parte do setor público (Susep, Ministério da Economia, Poder Judiciário, Ministério Público, TCU), viabilizando o cumprimento das recomendações do TCU pela SUSEP”, informou o governo em nota.
De acordo com a Seguradora Líder, gestora do seguro DPVAT, foram pagas 103.068 indenizações por invalidez permanente, 18.841 indenizações por morte e
33.123 indenizações para despesas médicas em 2018.

Os sinistros (acidentes) ocorridos até 31 de dezembro de 2019 seguem cobertos pela atual apólice. Perguntamos aos internautas que acompanham as notícias diárias pelo facebook do Jornal A Plateia, qual seria a opinião sobre o fim do seguro DPVAT, confira:

Francisco Terterola comentou na publicação: “Mesmo com os problemas de fraude, ainda é com eles que as vítimas podem contar para um ressarcimento, mesmo que parcial. Na falta dele, e no caso do causador do acidente que não tiver seguro, o que vai restar às vítimas”?

Ronilton Vieira Osório: “Acho correto. Sempre fui contra pagar algo obrigado, se eu quiser eu contrato o seguro. Somente as seguradoras amigas se beneficiam”

Cláudia Freitas: “Correto, só fraude neste país. Já pago um seguro bem caro no meu carro, nosso IPVA já é um absurdo e os que não têm meio de locomoção serão atendidos do mesmo jeito”

Fernando Pereira: “Fraude ou não, agora só podemos contar com o seguro privado”.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontou que a decisão se deu após os dados apontarem baixa eficiência do DPVAT. Apenas a fiscalização da seguradora consome em torno de 19% do orçamento para esse fim da Susep. A operação do DPVAT, no entanto, representa apenas 1,9% da receita do mercado supervisionado.

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente