Solenidade festiva aconteceu nesta semana com inauguração do Salão de Honra e entrega do certificado Amigo da Bateria.
Em comemoração à passagem dos seus 44 anos, ocorrida no dia 1º de novembro, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realizou na quarta-feira (6), pela manhã, uma solenidade festiva em suas instalações. Durante o evento aconteceu a inauguração do Salão de Honra da organização militar. O local Oé uma instalação que visa cultuar as tradições e a história militar do Brasil. Na 2ª Bateria terá destaque o quadro em cerâmica de Pedro Américo, referente à Batalha do Avaí, ocorrida durante a Guerra da Tríplice Aliança. Após a sua inauguração o espaço fará parte do roteiro de visitas à 2ª Bia AAAe como forma de recontar a história e relembrar as glórias de suas instalações que possuem 105 anos em Livramento. No ato estavam presentes autoridades, civis e militares Fronteira da Paz, entre as quais se destaca o General Baltieri, Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.
“Nós inauguramos este salão para manter acesa a memória e as nossas tradições militares desta importante instituição centenária que ao longo de sua história cumpre com as suas funções de servir à pátria. Hoje é um dia muito importante para todos nós e principalmente para o Exército Brasileiro” destacou o Comandante da 2ª Bia AAAe, Major Andrei Daniel Ferraz Silva.
Durante a cerimônia aconteceu também no pátio de formatura a entrega do certificado “Amigo da Bateria” como reconhecimento às personalidades e instituições que auxiliaram no trabalho e na imagem da organização militar perante o Exército e a sociedade no corrente ano.
Um dos homenageados foi o jornalista Rodrigo Evaldt, chefe de redação do Jornal A Plateia, que agradeceu a oportunidade de receber a honraria em nome de todo o Grupo A Plateia. Também foram homenageados pelos relevantes serviços prestados à instituição: o Cel. QOEM Pedro Henrique Maron Burgel – Cmt CRPO-FO , Ten. Cel. Lúcio Leandro da Luz Machado – SCmt 7º R C Mec, Insp. Emerson Roberto Muniz da Silva – Ch 11ª DPRF, Luís Carlos Rodrigues Maria – Proprietário Empresa SNIPER, Flávio Fontoura da Silva – Diretor de Ensino CFC Santanense; Duda Pinto – Colunista do Jornal Correio do Pampa; Diego Eloy – Instrutor de Kapap Krav Maga; Jornal Correio do Pampa.