O Brasil exportou 185,5 mil toneladas de carne bovina em outubro, o maior volume já embarcado pelo país em um mês, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) na segunda-feira (04).
O volume é 15% maior que o exportado no mesmo mês do ano passado, impulsionado principalmente pelas compras da China, que importou 65,8 mil toneladas de carne bovina brasileira no período.
A China enfrenta baixa disponibilidade interna de proteína animal, diante dos casos de peste suína africana que afetam seu rebanho suíno, e está elevando as exportações de carnes.
A aceleração no ritmo das vendas externas em outubro já era esperada depois que a China autorizou mais 17 frigoríficos de carne bovina brasileira a exportarem para o país no início de setembro.
O faturamento resultante das exportações brasileiras de carne bovina em outubro também é o maior já registrado pelo setor em um mês, a US$ 808,4 milhões, e 30% acima do mesmo mês de 2018.
Em relação a setembro de 2019, as exportações aumentaram 28% em volume e 33% em faturamento.
Com esse resultado, as exportações de carne bovina nos primeiros dez meses do ano somam 1,46 milhão de toneladas, alta de 9,9% ante igual período do ano passado. O faturamento anual subiu 7,5%, para US$ 5,77 bilhões.
“Os resultados mostram a consolidação da carne brasileira nos principais mercados internacionais”, disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota.
Fonte: CarneTec, por Anna Flávia Rochas
Postado por Matias Moura