ter, 8 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Chuva acima da média causa prejuízo a produtores

Os altos volumes de chuva que castigaram a região na última semana causaram vários transtornos e trouxeram muitos prejuízos para os moradores das cidades da Fronteira Oeste e Campanha. Enquanto nas cidades, os danos foram materiais, no campo, os prejuízos foram financeiros. Em Livramento, os mais de 200mm que caíram, em aproximadamente 5 dias, foram responsáveis por trazer uma grande dor de cabeça para o hortigranjeiro Rivadave Arbelo Braz, que há mais de 40 anos trabalha produzindo alimentos no município. Segundo ele, em todos esses anos plantando verduras e legumes, essa foi a primeira vez que ele teve um prejuízo tão grande. Cerca de 60% da sua área plantada foi perdida. Por um lado, por causa da enchente no córrego que passa atrás de sua propriedade localizada na área urbana do Prado. E, por outro, o granizo acabou matando e desfolhando muitas plantas que estavam no ponto de serem colhidas.
Abastecendo o mercado local com dez variedades de verduras plantadas em uma área de quatro hectares, o produtor diz que espera recuperar o prejuízo nos próximos meses, isso se o tempo ajudar é claro. “Essa chuva em excesso, e com a pedra junto, danificou bastante a nossa mercadoria. Inclusive a gente estima uma perda de 60% na hora da colheita. A planta fica muito sensível e acaba morrendo, então é isso aí que acontece quando nós temos essa condição climática. Mas, fazer o que? Isso faz parte da nossa rotina” disse.

Matias Moura
[email protected]

Vote Zucco – Categoria Melhores na Câmara

⚠ ATENÇÃO, AMIGOS!

🏆 Chegou a hora de mostrar a nossa força no Prêmio Congresso em Foco 2025!
Conto com o teu voto na categoria “Melhores na Câmara”.

Oposição denuncia campanha de ódio patrocinada pelo governo e pede convocação de ministros para prestar esclarecimentos

Zucco alerta que Palácio do Planalto pode estar financiando rede de desinformação e incitação à violência com recursos públicos. Caso de professor da UERJ expõe os efeitos da radicalização promovida pelo PT. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (7) requerimentos de convocação dos ministros Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Sidônio