sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Quase 6 mil pessoas foram afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul, diz Defesa Civil

Dom Pedrito, Santana do Livramento, Bagé e São Gabriel decretaram situação de emergência.

Subiu de 5.531 para 5.984 o número de pessoas afetadas pelos temporais registrados desde a madrugada dessa terça-feira no Rio Grande do Sul. Conforme atualização da Defesa Civil Estadual, divulgada no fim da tarde desta quarta-feira, 13 municípios informaram estragos ao órgão, em função de alagamento e vendaval. Em relação a danos materiais, 1.359 residências foram atingidas pelo excesso de chuva.

A cidade com situação mais crítica segue sendo Dom Pedrito, onde mil residências foram atingidas e 4,2 mil pessoas afetadas, um total que, conforme a prefeitura, é ainda maior. A segunda mais afetada é Bagé, onde 840 pessoas tiveram prejuízo em função de um vendaval que chegou a 125km/h. Já São Gabriel registrou 16 pessoas desalojadas e 126 afetadas pelo temporal que durou cerca de três minutos e causou destelhamentos e alagamento. Pelo menos cinco residências foram inundadas no município.

Em Cachoeira do Sul, quatro pessoas tiveram a casa destelhada e precisaram sair de casa. Em Canguçu, 300 casas foram parcialmente destelhadas com a ação do vento e do granizo. Três escolas do município seguem sem condições de aula. Santa Maria teve 30 casas atingidas, além de uma Unidade Básica de Saúde, destelhada. Há falta de energia em diversos pontos do município.

Até o momento, além de Dom Pedrito, outras três cidades decretaram situação de emergência: Santana do Livramento, Bagé e São Gabriel. Equipes da Defesa Civil enviaram aos municípios lonas, cestas básicas, cobertores e peças de roupa.

Confira os municípios afetados pelos temporais: 

Dom Pedrito
Bagé
Santana do Livramento
Cachoeira do Sul
Piratini
Canguçu
Santa Maria
São Gabriel
São Pedro do Sul
Porto Alegre
Montenegro
Dilermando de Aguiar
Ibirama

Fonte: CP

Foto: Prefeitura de Dom Pedrito / Divulgação / CP

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e