sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Temporal provoca estragos em mais de 1,2 mil residências do RS

Foto: Fabian Ribeiro/AP

Conforme a Defesa Civil, a cidade de Bom Pedrito foi a mais atingida nesta terça-feira.

A chuva e rajadas de vento que chegaram a 145 km/h, registradas nesta terça-feira, atingiram 1.220 residências no Rio Grande do Sul. Os dados constam no último relatório da Defesa Civil divulgado no final da tarde desta terça. Conforme o último levantamento da CEEE, divulgado às 18h desta terça, a falta de luz atinge 97,6 mil residências do Estado.

A Região Metropolitana (Viamão, Alvorada e Arroio dos Ratos) registra o maior número com 35 mil pontos sem energia. A região da Campanha (Pedrito e Bagé) são ao todo 20 mil sem luz. O mesmo número de residências sem luz está localizada na região Centro Sul, na cidade de Costa Doce. Já o Litoral Norte tem 12,5 mil pontos sem energia até o momento. A região Sul (Pelotas e Canguçu) tem o menor número de locais afetados com 2,6 mil pontos sem luz.

Dom Pedrito

O município mais atingido, conforme o órgão, foi Dom Pedrito, que decretou Situação de Emergência. A cidade localizada na região Sudoeste do Estado teve mil residências atingidas pelo temporal e 4.200 danos registrados, como queda de árvores e de postes de energia. Além disso, parte da cidade ainda está sem energia elétrica e sem abastecimento de água em seis bairros.

Dentre as edificações destelhadas e com infiltração de água estão três escolas, o quartel da cidade, a Delegacia de Polícia Civil e alguns estabelecimentos comerciais. Ainda segundo a Defesa Civil, há o registro de falta de energia e queda de árvores em localidades do Interior de Dom Pedrito.

A estação meteorológica Guatambu registrou ventos de 145 km/h na região. A Defesa Civil junto a Prefeitura da cidade realizam a distribuição de lonas aos afetados e o auxílio às famílias através do corte de árvores e postes caídos. Equipes especializadas do Corpo de Bombeiros foram convocadas para auxiliarem na operação.

Bagé

A cidade de Bagé, também localizada na região Sudoeste, sentiu os efeitos do temporal. Pelo menos 800 danos e 200 residências foram afetadas, especialmente nos bairros Ivone e Passo das Pedras. O grande volume de chuva em um tempo curto deixou vários pontos alagados. Os ventos chegaram a 125 km/h, conforme o órgão. A cidade também sofreu com a falta de energia elétrica.

Santana do Livramento

A região Fronteira Oeste também foi castigada pelo temporal no início desta semana. A cidade de Santana do Livramento sofreu destelhamentos em 20 residências. A forte chuva foi responsável por diversos pontos de alagamentos. O vento alcançou a velocidade de 112 km/h na cidade nesta terça-feira. A Defesa Civil realizou a entrega de lonas.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Aplateia

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e