seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

CTGs de Livramento estão na final do ENART 2019

Fronteira Aberta, Rincão da Carolina e Jayme Caetano Braun conquistaram a classificação durante a 2ª Inter-Regional do encontro de artes e tradições gaúchas. Próxima etapa será em Santa Cruz do Sul
A Região Missioneira recebeu a 2ª Inter-Regional do ENART 2019, nos dias 28 e 29 de setembro, em Santo Ângelo/RS, competidores de 10 regiões tradicionalistas que buscaram vagas em 23 modalidades para a grande final.
Um público de mais de 5 mil pessoas entre expectadores e participantes esteve prestigiando a etapa classificatória que valia a vaga para a grande final do ENART 2019 que acontece no mês de novembro em Santa Cruz do Sul.
Mais uma vez, Sant’Ana do Livramento esteve muito bem representada no evento e o grande destaque vai com certeza para a modalidade das danças tradicionais força B, onde o município classificou três grupos entre os melhores. O Grupo Os Fronteiros, do CTG Fronteira Aberta, que inclusive já venceu um ENART na força B, se classificou para a final em 2ª lugar, sendo acompanhado de perto pelo Grupo Arrinconados, do CTG Rincão da Carolina, que ficou em 3º lugar. Já o grupo de danças os Payadores, do PTG Jayme Caetano Braun, ficou com a sétima colocação, mas igualmente classificado.
A Grande final do ENART 2019 acontecerá na cidade de Santa Cruz do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de novembro.

Esperança em mais um título do ENART

Do Grupo Os Fronteiros, do CTG Fronteira Aberta
Na opinião de Luiz Fernando Botino, uns dos dançarinos do CTG Fronteira Aberta, do grupo Os Fronteiros, o grupo está mais uma vez de parabéns pelo empenho sobre o tablado na conquista do 2º lugar. “Ficamos muito contentes com a participação da entidade na interregional do Enart. Parabenizamos a Eduarda Ávila Benites pela belíssima participação. E pelos classificados nas seguintes modalidades – Declamação Masculina: Guilherme Goulart da Costa; Solista vocal masculino – André Lucas Rodrigues Machado; Gaita botão mais de 8 baixos e Gaita até 8 baixos – Edmilson Mendes Rodrigues; Solista vocal feminino: Luiza Helena Almeida Prestes Camargo; Violão: Pedro Luiz dos Santos Farias”

Trabalho que vem da base

Rodrigo Machado, representando o CTG Rincão da Carolina, disse que a classificação para a final coroa um trabalho que é realizado durante todo um ano em conjunto com todas as invernadas da entidade. “Então, um grupo finalista do Enart é a consolidação desse trabalho que vem desde a base passando por todas as invernadas da pré-mirim até a veterana. É um sonho e um orgulho, porque ser finalista significa que estamos fazendo com que o tradicionalismo aconteça. Ao contrário do que as pessoas pensam que os CTGs funcionam só na Semana Farroupilha, o CTG Rincão da Carolina trabalha de janeiro a janeiro sem folga e sem férias. Assim que termina a participação no dia 15 de novembro no ENART já se inicia o planejamento para o próximo ano. Para nós é muito gratificante”.

Alegria da primeira final

Grupo adulto os Payadores do PTG Jayme Caetano Braun
Formado há apenas um ano, o Grupo adulto os Payadores, do PTG Jayme Caetano Braun, que tem a coordenação dos professores Francielle e Alessandro Mendes e do instrutor Toni Sidi Pereira, obteve sua primeira classificação para a final. “Somos a primeira invernada adulta da entidade que se formou no ano passado com um grupo de jovens amigos e que a entidade acolheu de braços abertos, somos 25 dançarinos que sonham com o grande ENART. Sonho este que, hoje, está sendo realizado com o maior sucesso. Nós, enquanto professores, estamos mais que satisfeitos e orgulhosos com o desempenho de nossa invernada, a evolução e dedicação de todos foi o que nos levou a confirmação de nosso trabalho, com a tão almejada classificação. E, além de tudo, poder colocar o nome de nossa entidade pela primeira vez no ENART”, disse Francielle Mendes.

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2718 Dia 29 de Abril de 2024, Segunda-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Crítico Teatral Dia Internacional da Dança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 25° Máx 33° (Boa Vista-RR) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,89% R$ 5,11 💶 Euro: ⬇️ 1,15% R$ 5,47 📊 Ibovespa: ⬆️ 1,51% 126.526 pts 🪙 Bitcoin: ⬆️