qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Aprovado projeto de Mainardi que cria política estadual de atenção às pessoas com doenças raras

O projeto que institui a política estadual de atenção, diagnóstico e tratamento às pessoas com doenças raras foi protocolado pelo deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT, em 2015, mas só agora foi votado e aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa. O projeto obteve 49 votos favoráveis e nenhum contrário.

“Trata-se de um projeto que pretende ajudar ao Executivo a organizar uma política sistêmica, que preveja atendimento à população atingida por essas moléstias. Temos um centro de referência no Hospital de Clínicas, mas uma contratualização ainda insuficiente com o SUS, o que dificulta muito o acesso ao diagnóstico e aos tratamentos que são disponibilizados”, justifica o deputado Mainardi.

Segundo o deputado, a iniciativa prevê um conjunto de orientações, metas e ações do poder Executivo para atender as demandas de uma população cada vez mais significativa que sofre com doenças raras e encontra dificuldades para o tratamento.

São cerca de oito mil moléstias catalogadas como doenças raras que acometem algo em torno de 7,5% da população brasileira. No Rio Grande do Sul, estima-se a existência de uma população de quase 700 mil pessoas que possuem uma ou outra dessas moléstias.

Algumas das moléstias raras com incidência no estado são a Atrofia Muscular Espinhal, Doença de Crohn, Distrofia Muscular e Glicogenose.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e