ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Apple recebe processo coletivo por reduzir desempenho de iPhones antigos

A Apple foi processada mais uma vez por um caso de 2 anos atrás, quando confessou que reduzia o desempenho de modelos antigos do iPhone de propósito com o objetivo de aumentar a vida útil de bateria dos smartphones. O problema? Ela não avisou nada disso aos usuários e teve que ser pega no flagra para fazer isso.

O mais recente processo foi registrado na semana passada e é composto por denúncias de 18 pessoas que registraram a ação em um tribunal da Califórnia. Segundo a denúncia, a Maçã cometeu “uma das maiores fraudes contra o consumidor da história” ao afetar tantos aparelhos e intencionalmente deixá-los obsoletos. Isso seria, portanto, uma estratégia para obrigar as pessoas a comprarem modelos mais recentes.

Vai longe

Anteriormente, a empresa afirmou que o objetivo era de fato priorizar a bateria. Entretanto, a Apple já responde a mais de 60 processos por causa dessa prática. Essa ação judicial mais recente deve ser incorporada a um deles que esteja correndo na mesma região — provavelmente junto a um pedido de indenização realizado em abril.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também recolheu dados sobre usuários brasileiros afetados no começo de 2019, mas nenhuma medida foi divulgada até o momento.

Fonte TecMundo

Projeto encaminha últimas doações e acolhe famílias que estão retornando

Nas últimas semanas, o projeto de extensão “Livramento pelo RS”, arrecadou toneladas de itens que foram encaminhadas às vítimas atingidas pelas enchentes no estado. No domingo (19), as últimas doações de roupas, alimentos, material de higiene e limpeza, arrecadados e selecionados pelos alunos e demais voluntários do projeto, foi levada por um grupo de empresários para abrigos nas cidades de

É preciso investigar por que o governo não atendeu alerta de cheias, diz Rodrigo Lorenzoni

O deputado Rodrigo Lorenzoni se manifestou nesta segunda (20), nas redes sociais,  sobre as declarações do governador publicadas ontem na imprensa. Para justificar a falta de planos para conter cheias, Eduardo Leite afirmou que “estudos alertaram, mas o governo também vive de outras agendas.” De acordo com Rodrigo, assim que o estado retomar a mínima normalidade, a Assembleia Legislativa deverá promover