qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

TCE suspende prorrogação de contrato com empresa de coleta de lixo de Livramento

Medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado determina que não seja continuado o contrato vigente

Uma medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) determinando a suspensão do contrato do Município de Sant’Ana do Livramento com a empresa Ansus, cujo objeto é a prestação de serviços de coleta, transbordo, transporte e destinação final de resíduos sólidos pegou os santanenses de surpresa no início desta semana. Muitos imaginavam que o contrato estava suspenso de forma imediata, porém, de acordo com o gerente da empresa Ansus, Jureci Fernandes, o contrato atual vai até o mês que vem.
No documento, o relator Pedro Figueiredo, acolhendo a análise da área técnica do TCE-RS, considerou que existe grande risco de lesão ao Erário municipal nos serviços de lixo, na formação do contrato, tornando o controle sobre os gastos difícil e ainda a violação à legalidade e ao princípio da economicidade.
O contrato, feito na época da gestão do ex-prefeito Glauber Lima (PT), segundo a equipe de auditoria do Tribunal de Contas, precisaria de ajustes que, se fossem feitos levaria a uma economia para o Erário na ordem de R$ 1.631.280,70 ao ano ou de até R$ 6.525.122,80, considerando a possiblidade de prorrogação contratual até o limite de 72 meses.
Diante das inconformidades apontadas na auditoria, o conselheiro determinou que o Executivo de Livramento se abstenha de prorrogar novamente o contrato, que faça os ajustes apontados pela Equipe de Auditoria do TCE-RS e realize nova licitação, com elaboração de outro projeto básico.
Mesmo com a determinação do TCE, o gerente da Ansus Livramento, “com certeza” o contrato será renovado. “Não dá tempo da prefeitura montar a licitação, operacionalmente a gente vai continuar”, disse Jureci. A Ansus destacou ainda que ainda não foi notificada da medida cautelar do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.
O Executivo Municipal foi procurado através da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado sobre o caso. Tampouco informou quando haveria a licitação da coleta de lixo.

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad