sáb, 14 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 07 e 08.09.24
Aplateia Digital | 07 e 08.09.24

Última Edição

Criação de espaço para acervo de Maluh de Ouro Preto traz comitiva a Livramento

Entidades santanenses receberam a vista de um grupo de representantes do Governo Estadual para tratar de um processo em tramitação que prevê a cedência do prédio da Exatoria do Estado, localizado na Rua dos Andradas, com o objetivo de abrigar a coleção de obras modernistas, doadas por Maluh de Ouro Preto à Associação Pró-ensino Superior (Aspes) na década de 1980.
As secretárias da Cultura e de Trabalho e Assistência Social do estado, Beatriz Araújo e Regina Becker, respectivamente, junto com a secretária adjunta de Cultura, Carmen Langaro, além do diretor do Instituto de Artes Visuais do RS, André Venzon, estiveram na cidade para verificar, pessoalmente, as condições do imóvel público e a importância das obras que integram a pinacoteca. A vinda foi no dia 8 de julho.
Na avaliação das secretárias, o local está apto a atender ao propósito do projeto encaminhado, necessitando apenas de algumas adequações. Ambas ainda ressaltaram a relevância do acervo em questão. “Acolhemos o pedido porque acreditamos que esse pleito tem a aprovação unânime das pessoas que entendem a importância da cultura para o desenvolvimento social e econômico de um cidade e do estado”, declarou a secretária de Cultura durante a reunião realizada com o presidente do Conselho da Aspes, Benjamim Vieira, a presidente da Academia Santanense de Letras e conselheira da Aspes, Celina Albornoz, o secretário de cultura do Município, Luiz Arrieta, e as arquitetas do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) Andrea Ilha e Silvia Castro, responsáveis pelo projeto de adaptação do prédio às necessidades da criação do centro cultural que abrigará a Pinacoteca.
De acordo com a secretária adjunta, em termos práticos, cumprida a etapa da visita, o contrato de cedência deve ser assinado em poucos dias. “Encaminharemos à Aspes a lista de documentos que precisamos receber, adicionaremos ainda o plano de trabalho previsto para o espaço e também os pareceres técnicos sobre as obras e o imóvel”, explicou Langaro. Em um segundo encontro, ocorrido na Academia Santanense de Letras, as autoridades detalharam a documentação necessária para o desenvolvimento do Projeto, na presença do presidente da Aspes, Antônio Righi, outros dirigentes da Aspes e idealizadoras da pinacoteca.

TCE-RS e TCU organizam atuação conjunta de fiscalização no Estado

Técnicos dos Tribunais de Contas do Estado (TCE-RS) e da União (TCU) estiveram reunidos, na última sexta-feira (6), para organizar ações fiscalizatórias conjuntas para os recursos federais que estão vindo para o Rio Grande do Sul. O objetivo da parceria é acompanhar a implantação e operacionalização dos auxílios financeiros instituídos pelas Medidas Provisórias 1219 e 1228/2024 (Auxílio Reconstrução), destinados a

BABILÔNIA EM CHAMAS! OPS, É O BRASIL

Buenas! “Babilônia em chamas, chamas da destruição!” Conhecem a música da banda de reggae Tribo de Jah? Se não conhecem a música, estão conhecendo os efeitos do que nela é enunciado, quase dando para ouvir as trombetas do apocalipse ao fundo. Nunca antes queimadas tão intensas tomaram conta de nosso país, nem tanta fumaça cobriu nosso céu de norte a