Entidades santanenses receberam a vista de um grupo de representantes do Governo Estadual para tratar de um processo em tramitação que prevê a cedência do prédio da Exatoria do Estado, localizado na Rua dos Andradas, com o objetivo de abrigar a coleção de obras modernistas, doadas por Maluh de Ouro Preto à Associação Pró-ensino Superior (Aspes) na década de 1980.
As secretárias da Cultura e de Trabalho e Assistência Social do estado, Beatriz Araújo e Regina Becker, respectivamente, junto com a secretária adjunta de Cultura, Carmen Langaro, além do diretor do Instituto de Artes Visuais do RS, André Venzon, estiveram na cidade para verificar, pessoalmente, as condições do imóvel público e a importância das obras que integram a pinacoteca. A vinda foi no dia 8 de julho.
Na avaliação das secretárias, o local está apto a atender ao propósito do projeto encaminhado, necessitando apenas de algumas adequações. Ambas ainda ressaltaram a relevância do acervo em questão. “Acolhemos o pedido porque acreditamos que esse pleito tem a aprovação unânime das pessoas que entendem a importância da cultura para o desenvolvimento social e econômico de um cidade e do estado”, declarou a secretária de Cultura durante a reunião realizada com o presidente do Conselho da Aspes, Benjamim Vieira, a presidente da Academia Santanense de Letras e conselheira da Aspes, Celina Albornoz, o secretário de cultura do Município, Luiz Arrieta, e as arquitetas do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) Andrea Ilha e Silvia Castro, responsáveis pelo projeto de adaptação do prédio às necessidades da criação do centro cultural que abrigará a Pinacoteca.
De acordo com a secretária adjunta, em termos práticos, cumprida a etapa da visita, o contrato de cedência deve ser assinado em poucos dias. “Encaminharemos à Aspes a lista de documentos que precisamos receber, adicionaremos ainda o plano de trabalho previsto para o espaço e também os pareceres técnicos sobre as obras e o imóvel”, explicou Langaro. Em um segundo encontro, ocorrido na Academia Santanense de Letras, as autoridades detalharam a documentação necessária para o desenvolvimento do Projeto, na presença do presidente da Aspes, Antônio Righi, outros dirigentes da Aspes e idealizadoras da pinacoteca.
Ficará restrito a circulação de cavalarianos em algumas vias urbanas de Sant’Ana do Livramento
Entre os dias 14 e 20 de setembro estará vedada a circulação de cavalarianos no interior de Parques, Praças e Canteiros da cidade, bem como em algumas vias de circulação