qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Fernando e Sibele, um peruano e uma brasileira

Fernando e Sibele(Foto: Cedida)

Casal que escolheu a Fronteira para desenvolver um projeto de vida vai torcer de forma diferente na final inédita da Copa América neste domingo

A final entre Brasil e Peru acontece no domingo (7), a partir das 17 horas (de Brasília), no Maracanã, no Rio. Um dia antes, Argentina e Chile disputam o terceiro lugar, às 16 horas, na Arena Corinthians, em São Paulo.
Tendo vencido apenas uma das quatro partidas antes de chegar à semifinal, o Peru era coadjuvante para o que se desenhava como uma classificação fácil para o Chile — a La Roja vinha do bicampeonato e, desde o início, era dita como uma das favoritas ao título.
E qual seria a relação de um peruano, uma paulista e a fronteira do Brasil com o Uruguai? Pois foi justamente essa combinação que acabou resultando na criação da empresa Olivopampa que foi pioneira na produção de azeite de oliva na região.
Mas o que isso tem à ver com futebol e com a final da Copa América no próximo domingo? Tem tudo a ver. Porque além de produtores rurais, o casal também é apaixonado por futebol e a reportagem do Jornal A Plateia vai contar essa história.
Tudo começou no ano de 1992, quando o engenheiro agrônomo Humberto Rotondo Dall’Orso, saiu da cidade de Lima, no Peru, e veio embora para o Brasil para trabalhar e se estabeleceu na cidade de São Paulo. Ele conta que no inverno de 1997 acabou conhecendo a sua esposa Sibele Mantovani Rotondo. “Conheci ela, em um restaurante. Na verdade, foi uma coincidência e estamos casados até hoje. Mas, a relação com o futebol foi bastante engraçada. Quando conheci a família dela todos eram muito chegados ao São Paulo e eu tinha escolhido o Palmeiras para torcer. Em dia de jogo era aquela disputa”, lembra.
A vinda para a fronteira aconteceu no ano de 2008, quando o casal resolveu se dedicar à elaboração de um empreendimento agrícola familiar. “Naquela época, nós estávamos em dúvida, se a gente fazia com uva ou com oliveiras. No final, optamos por empreender com oliveiras e conseguimos comprar terras por intermédio de amigos. Depois de muitas pesquisas, nós vimos que Sant’Ana do Livramento possui um clima excelente e que possui também uma boa mão de obra”, contou.
Na questão de esporte ele lembra: “Quando chegamos aqui precisamos escolher um time, aí a Sibele foi para o Grêmio e eu fui para o Internacional e esses são os nossos dois times aqui. Em nível nacional, eu sou Palmeiras e ela São Paulo, e em nível de Peru torço pelo Alianza Lima que foi o berço do nosso grande jogador Paolo Guerrero e também do nosso goleiro Galesse”.
Para a final da Copa América, Fernando destaca que está com seu coração dividido, pois considera o Brasil e o Rio Grande também como a sua terra. “Estou vendo com muita emoção a nossa seleção crescendo, o futebol peruano evoluindo e adotando uma postura bem agressiva no campo, o que é uma coisa muito interessante. Mas o Brasil é um adversário muito difícil de ser batido com bons jogadores e bom futebol, um time praticamente imparável. E agora, estou naturalizado brasileiro e dividido, por um lado torço por um futebol bonito, mas o meu coração, também, pende para minha terra natal Peru. O que vencer vai ficar de bom tamanho. Já a minha senhora vai torcer pelo Brasil e vive dizendo que a seleção peruana é ruim e quando perdemos de 5×0, então, foi “aquela” gozação. Mas, fazer o que é o futebol é assim. Que vença o melhor” encerrou.

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação