dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Projeto Livrera inicia preparativos para sua primeira edição na Fronteira

Evento acontecerá entre os dias 19 e 22 de junho

Acontece entre os dias 19 e 22 de junho o projeto Livrera. Trata-se de um projeto cultural que pretende gerar e consolidar um festival internacional anual de música e poesia com acesso público gratuito. A coordenação geral do festival é do grupo de gestão cultural uruguaio Abrelabios e da livraria brasileira Marco Zero.
O nome do evento procura destacar a mistura sociocultural existente na fronteira (Livramento-Rivera) e também o vínculo livresco (livro) com a proposta artístico-cultural, sendo que esta primeira edição contará com a participação de dez músicos e vinte poetas do Brasil e do Uruguai, além de convidados especiais vindos da Espanha, do México, da Colômbia, de Cuba e da Venezuela.
Na sua programação o projeto prevê atividades em múltiplos locais da fronteira, com a intenção de levar a cultura e a arte até os bairros onde as pessoas residem, o projeto busca a integração de diferentes públicos (estudantis, sociais, culturais), realizando breves recitais poéticomusicais em uns e macroespetáculos poético-musicais em outros, todos de acesso gratuito e abertos à participação do público.

Agenda do Festival

Quarta-feira – 19 de junho
15h – conferência de imprensa: Salão Nobre da Prefeitura Rua Rivadávia Corrêa, 858, Livramento
21h – recepção oficial: Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL
Quinta-feira – 20 de junho
10h30 – 11h30 – atividades simultâneas na Sala Cultural (Rua dos Andradas, 682, Livramento) e na penitenciária feminina (José Enrique Rodó, 1075, Rivera)
18 – 19h30 – inauguração do festival: Salão de Atos da Intendência Departamental de Rivera (Agraciada, 570, Rivera)
21 – 23h – espaço de confraternização 1: Club Uruguay (Sarandi, 487, Rivera)
Sexta-feira – 21 de junho
10h30 – 11h30 – atividades simultâneas na Unipampa (Barão do Triunfo, 1048, Livramento), no Centro Regional de Professores do Norte (Ruta 5, Km 495, Rivera) e no centro de bairro de La Estiba (Evaristo Tal e Juan Acosta s/nº, Rivera)
18 – 19h30 – segunda jornada central do festival: Salão de Atos da Intendência Departamental de Rivera (Agraciada, 570, Rivera)
21 – 23h – espaço de confraternização 2: Salão de Atos do Instituto Federal Sul-riograndense – IFSul (Paul Harris, 410, Livramento)
Sábado – 22 de junho 16 
18h – jornada de encerramento do festival: Teatro 15 de febrero de 1985 (33 Orientales, 970, Rivera)

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada