O advogado Olímpio Simões Pires completou 80 anos de vida e 57 de profissão
Olímpio de Abreu Lima Simões Pires, que profissionalmente costuma assinar também Olímpio Simões Pires, ilustre e conhecido profissional de nossa cidade e Região, comemorou dia 04 de março de 2019 seus oitenta anos de vida, dos quais, 57 anos dedicados com ininterrupta militância à advocacia.
A Reportagem, quarta-feira, gentilmente recebida pelo advogado, o entrevistou, extraindo da agradável encontro o seguinte relato: “Formei-me em 1962, na PUC de Porto Alegre. Inicialmente, a vontade em ser advogado não emergiu em mim por inspiração em qualquer vulto jurídico, mas, sim, por inclinação própria. Fui, assim, um vocacionado nato. A profissão em si, foi por isso mesmo, minha grande e permanente paixão, sem que, todavia, deixasse de assinalar que nos anos de 1994/1995, por espontânea vontade, na forma permitida pela Constituição Federal, pretendi ser Desembargador do Tribunal de Justiça do RGS, estimulado especialmente pelo saudoso e brilhante advogado rio-grandense Dr. Ney Fayet de Souza, amigo dileto e inigualável, bem como pelo culto e também brilhante e fraterno amigo e advogado porto alegrense Dr. Fernando Antônio Zanella, que naquela jornada, dia e noite, dispensou-me incomensuráveis atenção e apoio. Foi aí, então, com esta tamanha retaguarda e notável embasamento, que tomei por exemplo e inspiração o Desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, jurista que representa a expressão maior das letras e cultura jurídica de nosso Estado e do Brasil, ex-presidente do nosso Tribunal de Justiça e atualmente Presidente da Vigésima Primeira Câmara Cível da referida Corte. Naquele então, os Desembargadores do Órgão Especial do TJRGS, em votação secreta e por duas vezes consecutivas indicaram-me, para o cargo de Magistrado, sem, contudo, poder assumi-lo em face da posição injustificada do governador Collares, que após afirmar pessoalmente a terceiros que iria homologar meu nome, deixou de fazê-lo…. nunca fui homem de Partidos e muito menos político… Dito desfecho doeu-me de forma dura e pesada, sem, porém, se sobrepor a honraria por si só, imensamente maior, única em dignidade e caráter dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, em ser reconhecido como pessoa portadora de saber jurídico e conduta ilibada para integrar o elenco daqueles que então integravam aquela Corte de Justiça”.
“Por efeito, não canso de afirmar que minha indicação pelo Tribunal de Justiça, foi como que condecoração que marcou inexoravelmente minha vida, traduzindo o ato mais feliz e destacado que até hoje recebi publicamente como advogado.
Perguntado para opinar sobre a advocacia no cenário brasileiro, disse, repetindo, “que a qualidade da profissão, em geral, com exceções é verdade, vem sofrendo pela indiscriminada e vultosa criação de Faculdades de Direito, as quais, malgrado freadas pelos Exames da Ordem dos Advogados, constantemente sofre percalços e desprestígio pelo número de profissionais de direito que em seu exercício com ele não se coadunam.
Os céus, graças a Deus, nestes oitenta anos, mantém-me lúcido, sem tergiversações, com o raciocínio ainda em condições plenas para continuar na lida forense, e, como dizem meus queridos filhos e advogados, Mauro e Clarissa, continuar sendo o primeiro a chegar e o último a sair da labuta em nosso escritório”.
O digno entrevistado comemorou seu aniversário na semana passada, no qual, chamou atenção aquele em que previamente – aniversariante e seus convivas – unissonamente deliberaram que cada um, ao invés de presentear a pessoa do homenageado, doasse em envelopes fechados e de forma livre e espontânea, um valor em dinheiro em benefício exclusivo da APAE de Santana do Livramento.
Perguntado por nós, A Platéia, as motivações de tamanha generosidade e despreendimento, respondeu-nos o advogado: “a idéia foi minha e de minha família, com o maravilhoso e comovente apoio de todos os meus queridos amigos, todos envoltos e contagiados por um espirito humanístico e solidário que exalta a consciência e responsabilidade das pessoas de bem”.
A festa realizada no Solar Dom Pedro, no Armour, celebrada no dia oito de março passado, foi marcada, ainda, pela bela e tocante homenagem a cada uma das mulheres presentes, as quais, cada um dos esposos, conviventes, noivos e namorados ofereceram uma rosa vermelha.