ter, 10 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 07 e 08.12.24

Regulamentado nacionalmente, atendimento médico pela internet beneficia pacientes no Rio Grande do Sul

Projetos pioneiros desenvolvidos pelo Hospital Moinhos de Vento reduzem filas e ampliam acesso a especialistas
A partir de 2019, médicos brasileiros poderão realizar uma série de atendimentos à distância, como consultas, cirurgias e diagnósticos. É a chamada telemedicina, que conecta pela internet os profissionais aos pacientes, que podem estar separados por milhares de quilômetros. A regulamentação do uso dessas tecnologias foi feita pela Resolução 2.227/18, publicada esta semana pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
A medida, que entrará em vigor em maio, possibilitará a expansão dessas inovações no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando milhões de pessoas em todo o país, permitindo acesso mais rápido a especialistas e reduzindo filas de atendimento. Exemplos de eficácia dessa tecnologia têm sido obtidos no Rio Grande do Sul, através de projetos desenvolvidos pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
A instituição, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), conecta especialistas com profissionais de outras partes do Estado e do país em duas frentes. Implementado em novembro, o serviço de Telemedicina em UTI Pediátrica (TeleUTIP) é um projeto inédito no Brasil. Da capital gaúcha, uma equipe médica acompanha pacientes do Hospital Geral de Palmas (TO) e do Hospital Regional Norte, de Sobral (CE).
De segunda a sexta, médicos e enfermeiros fazem rounds com os colegas distantes a mais de 2 mil quilômetros, discutindo diferentes casos de pacientes pediátricos em terapia intensiva. Desde o início das atividades, foram realizadas mais de 600 avaliações, em especialidades como infectologia, radiologia e neurologia.
“Em poucos meses de projeto, conseguimos reduzir o tempo de internação de nove para seis dias. Isso representa a geração, no Sistema Único de Saúde, de 380 internações a mais por ano, nos 19 leitos incluídos na iniciativa”, destaca Felipe Cabral, coordenador dos projetos de telemedicina do Hospital Moinhos de Vento.
Além do TeleUTIP, o Hospital também introduziu essa tecnologia de forma pioneira na área de oftalmologia, com o projeto Teleoftalmo – Olhar Gaúcho. Lançada em 2017, a iniciativa é uma parceria entre a instituição com o Ministério da Saúde, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeituras municipais e o Telessaúde RS-UFRGS.
Por meio de dois consultórios remotos no Hospital Restinga e Extremo-Sul, em Porto Alegre, são beneficiados pacientes da capital gaúcha e das cidades de Santa Rosa, Farroupilha, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Santiago. Até dezembro de 2018, foram realizados 12.029 atendimentos. Além disso, mais de 6.300 óculos foram fornecidos, sem custo aos cidadãos.
“Ao contrário do que alguns podem pensar, a distância não prejudica a qualidade do atendimento. O que constatamos é o aumento da rede de cuidado e da atenção com cada paciente. São mais especialistas envolvidos e preocupados em buscar a melhor solução, de forma ágil”, avalia Felipe Cabral.
Para o médico, a resolução do CFM trará grandes avanços para a saúde da população. “Pela internet, essa inovação ampliará ainda mais o atendimento médico no país e o compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais. A telemedicina, por sua eficácia, aproxima e salva vidas”, conclui.
Contribuição de

Antonio Felipe Purcino
Jornalista

Privatizar sementes através da propriedade intelectual é uma aberração

Por Charlene de Ávila e Néri Perin O sistema de patentes, em particular, foi concebido em sua gênese essencialmente para proteger as invenções nas áreas mecânicas, sendo as criações na seara vegetal, excluídas desta proteção. Por outro lado, coube ao agricultor através de práticas seculares não só reservar os grãos ou sementes, mas também selecioná-las e melhorá-las, nomeadamente através do

Conab realiza novos leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta sexta, 13

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira (13), aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. A medida visa diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no país. “O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz,

Otro “golpe” al Abigeato en Rivera

La Brigada Departamental de Seguridad Rural recupera más ganado hurtado en Brasil El delito de Abigeato es un tema que continúa preocupando en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) a los productores y autoridades policiales de ambos países. Por tal motivo y como desde hace desde muchos años a la fecha el trabajo policial de ambas policías