Em entrevista à Rádio RCC FM Giovana Muller enalteceu o trabalho da Policia Civil no município. Ao todo foram registradas 8 mil ocorrências na DPPA
Nesta semana foi divulgado um levantamento feito pela Secretária Estadual de Segurança que mostra uma queda significativa na ocorrência de crimes contra a vida no Rio Grande do Sul, de acordo com balanço anual de 2018, em comparação com o ano anterior. Os dados estatísticos da criminalidade foram divulgados na quarta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), apontando redução de 21,8% nos homicídios e 29,9% nos latrocínios. A redução de vítimas fatais nos indicadores de homicídio doloso também se manteve, chegando a 22,1% (total de 652 mortes a menos).
Os dados comprovam o eficiente trabalho desenvolvido pelas forças de segurança no combate e prevenção a criminalidade em nosso estado. E em nosso município não é diferente. Em entrevista ao programa Canal Livre da Rádio Rcc FM a delegada da Policia Civil Giovana Muller destacou que houve uma diminuição nos homicídios em Santana do Livramento e no trabalho de combate ao tráfico de drogas e crimes de abigeato. “Nós tivemos uma queda nos homicídios em 2018 e todos eles foram elucidados. Além disso nós atuamos fortemente contra o tráfico de drogas, roubos e furtos. Em termos de números as ocorrências se mantiveram no mesmo patamar do ano anterior, algo entorno de 8 mil ocorrências, sendo o maior número da região”.
Já na delegacia de Polícia da Rua Silveira Martins, onde a delegada responde foram instaurados 900 inquéritos e remetidos cerca de 3 mil de anos anteriores. Foram realizadas 68 anos prisões e 10 grandes operações, entres elas “Anjos Perdidos” contra o tráfico de drogas, “Anjos da Lei” com várias etapas durante o ano sendo que uma das etapas foram presas 8 pessoas que atuavam no tráfico de drogas; Operação Sepultura no final do ano que prendeu traficantes que escondiam droga dentro do cemitério municipal ; “ Operação Itaquatiá” que prendeu 2 pessoas ligadas ao furto de gado entre outras.
A delegada destacou também a atuação da Policia Civil nos crimes contra a dignidade sexual, onde foi apurado a autoria de 2 casos de estupro em que se chegou até o autor.” Porém a gente sabe da dificuldade das vítimas denunciarem esses casos por se tratar de um crime que é subnotificado e por as pessoas não registram a gente não sabe exatamente quantos crimes de estupro ocorreram. Pois são crimes que deixam traumas nas pessoas. Mas nós conseguimos chegar a prender dois estupradores onde fizemos várias diligencias e suspeitamos inclusive que um deles tenha realizados mais estupros onde ele atuava que era a região do Padro e também na linha nas redondezas da Rua Pinheiro Machado. Nesses casos a gente pede também a colaboração das pessoas para ajudar a denunciar” disse.
A delegada Giovana Mulher ainda agradeceu a todos os policiais pelo excelente serviço prestado a comunidade santanense.
Matias Moura – [email protected]