seg, 15 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Reportagem diz que deputado e assessores forjavam justificativas para diárias de viagem

Leonardo Góia, apontado como caseiro do sitio, postou foto no gabinete de Edu Olivera na Assembleia Legislativa no último dia 13 de dezembro (Foto: Rede Social)

Divulgações feitas pela RBS TV confrontam informações oficiais prestadas na Assembleia gaúcha com as pessoas que supostamente teriam sido visitadas nas viagens

O trabalho de investigação jornalística realizada pelo repórter Giovani Grizotti para a RBS TV checou diversas justificativas de viagens apresentadas pelo deputado Edu Olivera e por seus assessores para comprovação do uso de diárias pagas pela Assembleia Legislativa. Segundo as reportagens divulgadas em capítulos pelos telejornais da emissora, pelo menos 126 diárias e meias diárias foram desviadas no gabinete de Edu Olivera. As diárias teriam sido usadas tanto pelo próprio Edu quanto por alguns de seus assessores, mas há suspeitas de que, apesar de liberadas em nome de assessores, seria o próprio deputado quem ficasse com os valores.

Caseiro

O também santanense Leonardo Góia, que há muitos anos assessora Edu Olivera nas diversas funções que exerceu na vida pública nos últimos 18 anos, é considerado um dos assessores que maior volume de diárias recebeu no período em que Edu atuou como deputado estadual. A equipe de reportagem da RBS TV esteve em um sítio que supostamente seria de propriedade de Edu e encontrou Goia no local, em horário que deveria estar na Assembleia. Definido na reportagem como “caseiro do sítio do parlamentar”, Góia teria sido quem mais forjou deslocamentos para receber diárias do Parlamento do Rio Grande do Sul.
Apesar de supostamente atuar como caseiro do sítio, Góia utilizou seu perfil em uma rede social para postar fotos nas quais aparece trabalhando no gabinete de Edu Olivera, na Assembleia Legislativa. No dia 13 de dezembro último, ele ainda publicou uma foto ocupando uma mesa de trabalho e acrescentou a legenda: “Final de Expediente”. O horário da postagem: 19h22min.
Em nome de Leonardo Goia, segundo informado pelas reportagens da RBS TV, foram liberadas 30 meias diárias, que somam cerca de R$ 4,8 mil. Segundo a emissora, foi exatamente a desconfiança dessas viagens que levaram um ex-assessor de Edu a formalizar as denúncias sobre as supostas fraudes. De acordo com as reportagens, o próprio Edu Olivera, por exemplo, alegou ter participado de encontros no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul e na Associação dos Estudantes de Pantano Grande (Asespag), mas o presidente do sindicato, Diego Kiefer, negou que tenha sido realizada uma reunião na data informada pelo parlamentar. “A alegação dele, de que teve uma reunião em Cachoeira do Sul, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no dia 1º de novembro, é mentira. Essa reunião não ocorreu”, afirmou ele à reportagem da RBS TV.
Acompanhando todos os detalhes da sucessão de denúncias divulgadas contra o deputado Edu Olivera, a equipe de reportagem do Grupo A Plateia também tentou diversas vezes contatos com todos os citados nas denúncias, sem sucesso.
À reportagem da RBS Tv, a assessoria de Edu Olivera disse que o lançamento das diárias é feito pelo setor administrativo do gabinete e que o deputado não tem como responder por isso. A responsável pela função e apontada pelo próprio gabinete de Edu Olivera como principal responsável pelas supostas irregularidades era a ex-assessora Giórgia Pires Ferreira, que também é investigada pelo Ministério Público.

Leonardo Góia, apontado como caseiro do sitio, postou foto no gabinete de Edu Olivera na Assembleia Legislativa no último dia 13 de dezembro (Foto: Rede Social)

Queijos produzidos em Livramento conquistam 4 medalhas de ouro no Prêmio Queijo Brasil 2024!

Aconteceu de 7 a 9 de julho, a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil, concurso nacional que todos os anos avalia a produção das agroindústrias do país. Nesta edição, mais uma vez a empresa Terroir da Vigia, especializada na produção de queijo à base de leite de ovelha, esteve concorrendo com seus produtos. Segundo os proprietários da agroindústria santanense divulgaram

A RECONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE

Gilberto Jasper Jornalista/[email protected] A fase está tão ruim que a menor notícia de que teremos dias de sol com temperatura “amena” já nos enche de regozijo. Dizem que poderemos ter a ocorrência de uma temperatura de 28°C, o que, pelos padrões das últimas semanas, corresponde a uma temporada de verão em pleno inverno. Estamos “apenas” na segunda metade de julho.