sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 06 e 07.07.24
Aplateia Digital | 06 e 07.07.24

Última Edição

Unipampa anuncia construção da ‘Cidade Reitoria’

Uma reivindicação antiga da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está prestes a ser alcançada. Foi anunciado na última terça-feira, 14, o início das obras da Cidade Reitoria para o próximo ano. O projeto será localizado próximo ao Campus Bagé.

As tratativas para a construção dos prédios começaram há mais de um ano, através da busca do reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, e do pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Pereira Júnior, por recursos no Ministério da Educação.

De acordo com Hansen, a construção da Cidade Reitoria vai resultar em uma economia de quase R$ 1,5 milhões após a conclusão das obras. “Esse valor que poderá ser investido em outras ações de custeio da universidade, envolvendo pesquisa, pós-graduação e extensão. A construção, que está sendo pensada pela ótica da sustentabilidade, irá oferecer espaços mais adequados para que os servidores desenvolvam suas atividades”, reforçou o Reitor.

“Estamos em tratativa de mais um ano, num movimento muito intenso e muito forte, comprovando a necessidade do início das obras do prédio da reitoria exatamente para que nos próximos anos a gente tenha a diminuição de gastos e também para que os servidores tenham uma melhor qualidade de vida”, declarou o vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires.

De acordo com pró-reitor adjunto de Planejamento e Infraestrutura, José Waldomiro Rojas, a equipe da Pró-reitoria, fez um grande esforço para que o andamento dos projetos fosse acelerado e a licitação fosse lançada ainda neste ano.

As edificações contemplarão, além de acessibilidade universal, ações sustentáveis tais como: o reuso da água da chuva, captação de energia solar, construção com pavimentos permeáveis, utilização de equipamentos externos de conforto térmico, instalação de bicicletários, construção de telhados verdes em algumas edificações e a utilização de materiais de construção com selo de qualidade ambiental.

A Cidade Reitoria será composta pelo Prédio da Reitoria, dez prédios funcionais para as Pró-reitorias e Diretorias, Centro de Eventos, Restaurante/ Lancheria, Almoxarifado e depósito, além da área de apoio para servidores, como vestiários, espaço de integração e lazer.

O projeto foi dividido em três partes. Na fase um será construída a infraestrutura básica (terraplanagem, hidrossanitário, drenagem e rede elétrica, urbanização) e sete edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-reitorias, Diretorias e Almoxarifado. A fase dois terá quatro edificações de aproximadamente 215m² para atender as Pró-reitorias e finalização do projeto urbano.

Contribuição de: Tamíris Centeno / Jornalista

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.