qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Atraso no repasse financeiro à Câmara preocupa Executivo

FOTO MARCELO PINTO/AP

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento está com um atraso de 17 dias no repasse do duodécimo para a Câmara de Vereadores do Município. Do valor mensal de pouco mais de R$700 mil, ainda tem um saldo de R$416 mil, que deveria ter sido pago no dia 20 de outubro.

A informação foi passada pela Assessoria de Comunicação do presidente da Câmara, no início da semana, que confirmou que o Legislativo está mantendo contato direto com a Secretaria da Fazenda que garantiu parte do repasse nesta terça-feira.

Ainda segundo a Assessoria da Câmara, caso não haja o pagamento até quarta-feira, à tarde será impetrado um mandado de segurança. Para o secretário da Fazenda, Mulcy Torres, não existe dinheiro novo e é necessário aguardar novos recursos.

Torres lembrou ainda que os recursos do ICMS entram nesta terça no caixa da Prefeitura de Livramento e que a prioridade será coordenar a maioria dos recursos para a Câmara de Vereadores.

O repasse do duodécimo para a Câmara está previsto na Emenda Constitucional número 25, de 14 de fevereiro de 2018, apontando que “Constitui crime de responsabilidade do Prefeito Municipal: II – não enviar o repasse até o dia vinte de cada mês; ou III – enviá-lo a menor em relação à proporção fixada na Lei Orçamentária”.

Foto: Marcelo Pinto/AP

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, sua nova Chefe: a Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues.

Isolamento, sanções e culpados: o Brasil de Lula caminha para o abismo

  A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros não é uma medida comercial isolada. É uma resposta direta ao colapso diplomático, econômico e institucional promovido pelo governo Lula. A política externa ideológica, a irresponsabilidade fiscal, os escândalos de corrupção e o desprezo pelas liberdades democráticas colocaram o Brasil em rota de colisão com o mundo civilizado.

RESUMO DE QUINTA-FEIRA – 10/07/2025

    Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em reação a julgamento de Bolsonaro   O GLOBO – Trump retalia Brasil com tarifa de 50% e cita Bolsonaro; Lula reage e defende ‘soberania’   O ESTADO DE S.PAULO – Trump taxa em 50% o Brasil por