Na sexta-feira (26), aconteceu o encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), na Sala Cultural de Santana do Livramento. Esta foi a quarta edição de uma ideia que transforma atitudes para salvar vidas.
“A mudança de atitudes no trânsito, iniciada na escola e compartilhada com a comunidade escolar, é o primeiro passo para a redução de acidentes e vítimas no trânsito”, destaca o inspetor Emerson Roberto Muniz da Silva, chefe da Delegacia PRF em Santana do Livramento-RS.
O projeto tem parceria com demais órgãos de segurança e educacionais de Santana do Livramento e Rivera, que conta com 10 escolas da fronteira, sendo oito em Livramento e duas em Rivera.
O FETRAN teve a participação direta de mais de três mil alunos e professores da rede de ensino. Durante o projeto, os professores e alunos realizaram trabalhos com a temática trânsito, desenvolvidos como temas transversais no currículo escolar, e chamando a atenção para questões diversas ligadas à segurança na prevenção de acidentes. Os trabalhos envolvem indiretamente a comunidade escolar (pais, moradores, empresas, etc) estimando atingir cerca de 30 mil pessoas.
Somente no mês de outubro foram duas fases de apresentações dos resultados finais dos trabalhos. A primeira no âmbito escolar e a segunda em âmbito municipal, onde todos os trabalhos foram expostos para toda a comunidade, na final do Festival.
O FETRAN em Santana do Livramento tem participação direta da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Trânsito, Intendência Departamental de Rivera, Direción Departamental de Trânsito de Rivera e Inspeción de Educacion Primária. Além disto, conta com o apoio de outras instituições como Exército Brasileiro, Brigada Militar e Polícia de Rivera.