seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Três equipes da Inspetoria Veterinária farão a fiscalização do Desfile Farroupilha

Feriado no Rio Grande do Sul, o 20 de Setembro celebra as tradições gaúchas ao lembrar quem lutou na Revolução Farroupilha. Para marcar a data, um desfile é realizado todos os anos em Santana do Livramento, na Rua dos Andradas, e também em diversas outras cidades do estado. Nesta quinta-feira, 27 entidades tradicionalistas participam do evento, assim como a Brigada Militar. O desfile está marcado para 9h iniciar a passagem dos cavalarianos e da força de Segurança Pública.

A inspetoria veterinária amanhã irá trabalhar com três equipes na concentração das entidades para o desfile. Uma equipe de veterinários e auxiliares estará na Rua Conde de Porto Alegre, entrando pela Unipampa para a verificação dos exames. A segunda equipe estará na Rivadavia Correa com Barão do Triunfo. A terceira equipe fiscalizará o pessoal que entra pela nas proximidades da Escola Maurício Cardoso. Serão quatro veterinários e oito auxiliares.

As entidades são responsáveis por revisar os exames e colocar a pulseira nos animais. Neste ano, o diferencial dos anos anteriores é de que os cavalos que vieram a pé das propriedades rurais estão liberados de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), mas são obrigados a portar os exames negativos para Mormo, Anemia e Influenza (atestado ou vacina). Os animais que vieram embarcados em reboque ou outro veículo terão de ter a GTA.

“Nossa expectativa para amanhã é boa porque no primeiro ano que fizemos a fiscalização tínhamos um certo temor que desse algum transtorno, pois as pessoas não gostam de serem fiscalizadas, mas esse é nosso trabalho. Quem não apresentar a carteira de vacinação não poderá desfilar”, diz Paulo de Andrade, fiscal agropecuário da Inspetoria veterinária.

Segundo o presidente dos festejos farroupilhas de 2018, Leonardo Soares, o desfile está marcado para começar pontualmente às 9 horas, em casa de chuva forte e torrencial o evento será transferido para o próximo Domingo, dia 23 de Setembro. A Comissão Organizadora estima que aproximadamente 3.500 a 3.800 participem do evento com base nos números de exames realizados pela Inspetoria Veterinária do município.

Foto: Matias Moura/AP.

Transmissão ao vivo

Quem não for até a Praça General Osório, onde fica o palanque oficial, e até a Rua dos Andradas poderá acompanhar de longe, onde estiver. O Grupo A Plateia estará fazendo a transmissão pela TV A Plateia e Rádio RCC FM. Fotos também estarão no site https://www.aplateia.com.br/. Para assistir ao vivo basta acessar o site ou através do Video Cable Rivera, no canal 121.

 

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos