qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Festival Internacional do Cordeiro acontece neste fim de semana

O evento que chega a sua terceira edição, iniciou já na quinta-feira (6) com um Fórum Internacional Ovino, e encerra neste Domingo com concurso de assadores

Uma boa dica para quem quer aproveitar o final de semana de feriadão é conferir a III edição do Festival Internacional do Cordeiro que está sendo realizado no estacionamento do Shopping Center Siñeriz. O evento que é promovido pela Agência de Turismo Turintegra de Rivera, Indendência Departamental de Rivera com o apoio da prefeitura municipal de Livramento, tem como principal objetivo difundir um dos principais pratos típicos da nossa região; A carne de cordeiro.
O Festival Internacional do Cordeiro é um evento que desde a sua criação em 2016, visa promover o turismo e a gastronomia da fronteira oeste, Sant’Ana do Livramento e Rivera. O festival foi declarado de interesse Turístico Nacional através do Ministério do Turismo e pela Intendência Departamental de Rivera.
Dentro da programação do festival, que começou na quinta-feira (6) com o I Fórum Internacional Ovino, e seguiu com atrações nesta sexta-feira, tem em sua programação um dos mais importantes concursos de assadores em estaca, onde participarão mais de 80 assadores da Argentina, Brasil, Uruguai e Peru, contando com um júri de nível internacional, nos quais, serão eles: Bob Santos (Brasil) ,Marcelo Bolinha (Brasil), Lucía Soria (Uruguai – Argentina), Beth Schreiner (Brasil), Nasser Zeidan (Santana do Livramento/Rivera), Gabriel Costas (Uruguai).
O objetivo do Festival Internacional do Cordeiro é promover o turismo gastronômico local que têm como atrativo principal a carne ovina e seus derivados. Parte disso, em função da vasta produção ovina de nossa região, pelo simples fato de ser um dos maiores do país, ao que se refere a Rio Grande do Sul. Enquanto no Uruguai atualmente os produtores de ovinos estão trabalhando todas as raças carniceiras reconhecidas internacionalmente.
O concurso de assadores acontece neste Domingo com iniciou a 9 horas da manhã e serão assadores 40 cordeiros pelos participantes. No total, são esperadas mais de 700 pessoas para o evento.
Haverá recepção com shows musicais, degustação de Produtos da marca Don Castelhano, queijos da Sr Queso e Queseria Victor, além do almoço com Buffet de Saladas e Cordeiro assado, open bar de refrigerante e água, mais sorteio de brindes.

Por: Matias Moura – Matiasmoura@jornalaplateia.com

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do