sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Tradição, alma e bravura!

Cia de Danças Karen Belmonte: Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi

As danças estão impregnadas do verdadeiro sabor crioulo do Rio Grande do Sul, são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.

Danças que sufoquem a teatralidade do gaúcho, ou que venham colidir com o respeito que o gaúcho nutre pela mulher, jamais poderiam ter vingado no ambiente gauchesco.

Donde as danças gaúchas surgiram é problema secundário. O que interessa é sabermos que elas realmente animaram as festas do Rio Grande tradicional, e representaram um incentivo de alegria aos forjadores da grandeza histórica de nosso rincão.

Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho – recebendo-as de onde quer que fosse – lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com o Anita Garibaldi. Esse grupo de danças tradicionalistas, antes chamado de Estampa Nativa, é formado somente por meninas.

Nosso folclore é de projeção, não estilizado e conta com quatro invernadas: Pré-mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Atualmente são 80 famílias que fazem parte dessa história, que já tem 18 anos!

No grupo Anita Garibaldi a criança aprende sobre o Rio Grande do Sul, a sua arte, cultura, história, lendas e contos. Tudo o que a Cia apresenta nos espetáculos é embasado no conteúdo aprendido em aula.

As necessidades são supridas de acordo com cada idade. Na turma mirim, por exemplo, são trabalhados lendas e contos como o Negrinho do Pastoreio, na juvenil e adulta a história é mais trabalhada.

As meninas realizam apresentações em todas as entidades tradicionalistas, no Mundial de Danças em 2017 conquistaram os três primeiros lugares com os grupos Mirim, Juvenil e Adulto. Esse ano o grupo representa o estado do Rio Grande do Sul nos dias 3 e 4 de novembro no Mundial em Buenos Aires.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com 20 grupos de dança com bailarinas de 1 ano e 10 meses até 26 anos, nos seguintes estilos e modalidades: mini baby, Baby ballet, Jazz baby, Pré Ballet, Ballet Infantil, Jazz Infantil, Jazz Acrobático (infanto, juvenis 1 e 2 e adulto) e Hip Hop (infantil, juvenil e adulto), Dança Contemporânea adulto e o Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi (pré-mirim, mirim, juvenil e adulto).

Endereço: Brigadeiro Canabarro, n° 700. (2° andar)

Telefone: 32445502 / 991353777 / 984270825

E-mail: [email protected]

Facebook: Cia de Danças Karen Belmonte

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e