seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Tradição, alma e bravura!

Cia de Danças Karen Belmonte: Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi

As danças estão impregnadas do verdadeiro sabor crioulo do Rio Grande do Sul, são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Todas elas dão margem a que o gaúcho extravase sua impressionante teatralidade.

Danças que sufoquem a teatralidade do gaúcho, ou que venham colidir com o respeito que o gaúcho nutre pela mulher, jamais poderiam ter vingado no ambiente gauchesco.

Donde as danças gaúchas surgiram é problema secundário. O que interessa é sabermos que elas realmente animaram as festas do Rio Grande tradicional, e representaram um incentivo de alegria aos forjadores da grandeza histórica de nosso rincão.

Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho – recebendo-as de onde quer que fosse – lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com o Anita Garibaldi. Esse grupo de danças tradicionalistas, antes chamado de Estampa Nativa, é formado somente por meninas.

Nosso folclore é de projeção, não estilizado e conta com quatro invernadas: Pré-mirim, Mirim, Juvenil e Adulto. Atualmente são 80 famílias que fazem parte dessa história, que já tem 18 anos!

No grupo Anita Garibaldi a criança aprende sobre o Rio Grande do Sul, a sua arte, cultura, história, lendas e contos. Tudo o que a Cia apresenta nos espetáculos é embasado no conteúdo aprendido em aula.

As necessidades são supridas de acordo com cada idade. Na turma mirim, por exemplo, são trabalhados lendas e contos como o Negrinho do Pastoreio, na juvenil e adulta a história é mais trabalhada.

As meninas realizam apresentações em todas as entidades tradicionalistas, no Mundial de Danças em 2017 conquistaram os três primeiros lugares com os grupos Mirim, Juvenil e Adulto. Esse ano o grupo representa o estado do Rio Grande do Sul nos dias 3 e 4 de novembro no Mundial em Buenos Aires.

A Cia de Danças Karen Belmonte conta com 20 grupos de dança com bailarinas de 1 ano e 10 meses até 26 anos, nos seguintes estilos e modalidades: mini baby, Baby ballet, Jazz baby, Pré Ballet, Ballet Infantil, Jazz Infantil, Jazz Acrobático (infanto, juvenis 1 e 2 e adulto) e Hip Hop (infantil, juvenil e adulto), Dança Contemporânea adulto e o Grupo Tradicionalista Anita Garibaldi (pré-mirim, mirim, juvenil e adulto).

Endereço: Brigadeiro Canabarro, n° 700. (2° andar)

Telefone: 32445502 / 991353777 / 984270825

E-mail: clakbelmonte@ig.com.br

Facebook: Cia de Danças Karen Belmonte

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só

Morning Express

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 8 n° 2718 Dia 29 de Abril de 2024, Segunda-Feira DATAS COMEMORATIVAS Dia do Crítico Teatral Dia Internacional da Dança TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 25° Máx 33° (Boa Vista-RR) 💵 Dólar Com: ⬇️ 0,89% R$ 5,11 💶 Euro: ⬇️ 1,15% R$ 5,47 📊 Ibovespa: ⬆️ 1,51% 126.526 pts 🪙 Bitcoin: ⬆️