dom, 10 de novembro de 2024

Variedades Digital | 09 e 10.11.24

Grupo Santanense de Cavalgada já tem a centelha da Chama Crioula

O Grupo Santanense de Cavalgada acendeu neste fim de semana a centelha da Chama Crioula, acendida em Iraí, noroeste do Rio Grande do Sul. Neste domingo (02),  o grupo fez o registro na Catedral da cidade de Frederico Westphalen, há 30km de Iraí.

A chama foi acesa no dia 10 de agosto, na cerimônia que marca oficialmente o início dos festejos farroupilhas, que seguem até 20 de setembro. O ritual é repetido todos os anos, desde 1947. Assim como os santanenses, São esperados 800 cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas do estado para dar início à distribuição da chama.

No dia 30 de agosto, o grupo santanense foi em direção a Iraí. Eles deram a largada a partir da Chácara da Prefeitura e devem retornar com a centelha da chama no dia 14 de setembro. “O percurso é todo por estrada de chão. Nós vamos rasgar o mapa do Rio Grande do Sul a pata de cavalo”, disse José Alexandre Ferrão, presidente do Núcleo Santanense de Cavalgada.

Há mais de 33 anos o grupo de cavaleiros busca em lugares históricos, uma centelha da chama crioula, para que se inicie a cada 14 de Setembro, a Semana Farroupilha no Município. Como as cavalgadas longas são difíceis e dispendiosas, sentiram a necessidade de organizar o grupo, para com melhor planejamento viabilizar as atividades.  Os componentes mais antigos do grupo, já percorreram mais de 5.000 km à cavalo, e as idades deles oscilam entre 04 e 70 anos.

Fotos: João Pires