qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Após dia D, vacina contra pólio e sarampo atinge 86% das crianças

Um levantamento preliminar do Ministério da Saúde apontou que 86% das crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, foram imunizadas no Brasil. A meta era vacinar 95% das crianças nessa faixa etária.

A mobilização estava prevista para acabar em todo o Brasil neste sábado (1º) quando foi realizada mais uma edição do dia D da campanha. Segundo o ministério, apenas os Estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe conseguiram alcançar a meta.

A pasta informou que, na próxima segunda-feira (3) vai verificar quais medidas serão adotadas para aumentar a cobertura vacinal no País. A meta nacional era de vacinar 11,2 milhões de crianças.

Dos 497 municípios gaúchos, 295 ultrapassaram a meta do Ministério da Saúde que era vacinar 95% do público-alvo. Outras 50 cidades estão com índices bem próximos disso.

Cinco cidades (Quaraí, Taquari, Capão do Leão, Chuí e Cerro Grande do Sul) estão com a cobertura abaixo dos 60%. A capital Porto Alegre, que atingiu somente 61% da meta, decidiu nesta sexta-feira (31) prorrogar a campanha por mais 15 dias.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado em 28 de agosto, foram contabilizados  1.553 casos de sarampo no País e sete mortes. O surto está concentrado nos Estados do Amazonas e em Roraima. Não são registrados casos de poliomielite no Brasil desde 1990.

Fonte: Estadão e GaúchaZH
Foto: Venttomed

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e