A frase de um filósofo na rede social. Um gesto humanitário. Um leitura de alto ajuda ou quem sabe alguém que superou uma grave enfermidade. Exemplos de inspiração não faltam para nós impulsionar para frente, nos fazer seguir. Mas neste mundo de realidades virtuais, onde as coisas se parecem mais perfeitas do que realmente são, os exemplos que inspiram estão, na maioria das vezes, do nosso lado, materializados em pessoas que passam quase que despercebidas da nossa rotina diária. No último domingo um cena captada pelo fotógrafo Marcelo Pinto durante a etapa local do Circuito Estadual do Sesc chamou a atenção. Uma jovem dwon correndo a prova de um quilômetro. Jaime Brandes da Silva, 28 anos, integrante da equipe da APAE Livramento, percorreu os mil metros do percurso com a mesma força com que sempre enfrentou os obstáculos da vida. Alias, para quem conhece e convive com Jaine, percorrer um quilômetro é quase nada diante da rotina que ela encara todo o dia e inspira familiares e todos que com ela convivem.
Segunda filha de uma família de três irmãos Jai, como é carinhosamente chamada na família está na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais desde os seis meses de vida, mas desde os primeiros passos sempre se mostrou independente. “Ela sempre foi assim e sempre a incentivamos a ser dona de si” conta a mãe Janete.
Rotina
A vida de Jaine é uma corrida diária que ela enfrenta e supera com a força dos grandes vencedores. Ela acorda as 6h30 da manhã e meia hora depois sai de casa na Vila Emília e se desloca sozinha até a Escola Rivadávia Corrêa onde estuda na série normal e também cursa o o EJA. “Quero aprender a ler direito” confessa a aluna dedicada e prestativa, pois ajuda os colegas nas tarefas sempre que pôde. As 11h30 ela retorna para casa e as 13h30 já inicia sua segunda jornada do dia, já sede da APAE. Atleta da associação desde o inicio dos anos 2000, ela coleciona medalhas nas fases estaduais e nacional das Olimpíadas da Apae, além de provas extra calendário, como a disputada domingo passado do Circuito Sesc, onde competiu pela segunda vez. “Além da corrida também disputo na natação e handebol, além de dançar no bailado” fala com orgulho
Dona de casa
A vida de Jaine não se resume as tarefas com estudante e atleta, pois em casa ela é uma excelente dona de casa, ajudando a mãe nas tarefas domesticas e auxilia nos cuidados com sobrinhos e primos menores. Na folga ela gosta de dançar e ouvir funk, seu ritmo predileto.
Os treinos
Como todos os demais 26 atletas da APAE Jaine encara um carga semanal intensa de treinos duas vezes na pista da Brigada Militar e um vez na piscina do 14 de Julho. A professora Ana Cristina, que praticamente chegou junto com Jaine na APAE, e coordena a equipe atlética é so elogios a sua pupila. “Essa menina tem uma disposição fora do comum e mostra uma força que a faz superar todos os obstáculos. Eu falo as vezes. Jaine quatro voltas na piscina. Ela vai lá e cumpre. No domingo, muitas pessoas ficaram preocupadas que ela não completaria a prova. Eu não, pois ela sempre chega devido a esta força e determinação” diz a professora.
Olimpíada
Jaine este ano não vai para a Olimpíada Nacional, que ocorre no final do ano pela primeira vez no Rio Grande do Sul, em Canoas, pois não classificou na etapa estadual. A APAE Livramento levará 13 atletas, que alias precisam de apoio para cobrir um custo de R$ 250.00 por atleta. “Estamos iniciando esta campanha para que cada empresário ou empresa adote um atleta e cubra este custo para que possamos levar nossos atleta ao evento como fizemos todos os anos” convoca Cristiana.
A atividade física
Os atletas da APAE não treinam apenas para competir, mas sim para usar os benefícios do esporte em todos os aspectos. “As atividades físicas para eles os fortalecem em todos os sentidos, no psicomotor, formação do caráter e criação do vinculo entre eles” diz Ana Cristina. O maior exemplo disso é Jaine que encara e supera esta rotina com a mesma força que demonstra nas competições.
Edson Machado é o candidato da chapa 03 na eleição do Simers
A eleição para a escolha da nova gestão do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul ocorrerá no dia 28 de novembro. O médico pediatra Edson Prado Machado é o candidato da chapa 03. Com o slogan Simers com Você – Juntos pela Medicina, Edson se apresenta como uma alternativa para resgatar a defesa da categoria médica. “Queremos que o