seg, 4 de novembro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Músicos santanenses vencem a 38ª Coxilha Nativista com a música Inventário de Campo

Festival é considerado na atualidade um dos maiores do gênero e acontece de forma interrupta há 38 anos na cidade de Cruz Alta.

Que Santana do Livramento é um verdadeiro celeiro de talentos todo mundo já sabe. Sendo destaque em diversas áreas quando o assunto é cultura gaúcha. Mas uma delas especialmente é responsável por colocar o nome do município praticamente todos os finais de semana em destaque em eventos Rio Grande afora e em outros estados. O Nativismo.
Sempre quando sai a lista das composições classificadas paras os festivais de música nativista, existe uma ou mais composições representando o município nesses eventos. E não foi diferente na 38º Coxilha Nativista de Cruz Alta que aconteceu de 25 a 28 de Julho. Muitos músicos da fronteira estiveram participando do evento que é considerado um dos maiores do estado e o único que ocorrei há 38 anos de forma interrupta.
O grande destaque deste ano vai para a composição “Inventário de Campo” interpretada por Robson Garcia, com letra de Juliano Santos e Michel Plautz e melodia de Marcelo Araújo Nunes, tendo no palco um time de músicos santanenses formado por Marcelo Holmos , Leonardo Borges , Isaque Meneses .
A reportagem do Jornal A Plateia conservou nesta semana com os músicos Robson Garcia e Marcelo Nunes e também esteve produzindo um vídeo sobre a composição para ser divulgado nas redes sociais. Músico a mais de 20 anos e como uma trajetória que inclui grupos de baile, Robson Garcia diz que a ficha demorou a cair após o resultado.” É uma grande felicidade ganhar um festival como a Coxilha onde todos os músicos querem participar. Com certeza essa premiação ficará na lembrança pelo que ela representa para nós” disse.
Já o gaiteiro Marcelo Nunes que possui também uma larga trajetória na música regional, destaca o compartimento de todos colegas na execução da música no palco o que possibilitou este grande feito. “Pra mim foi surpreendente o resultado. Fomos ao palco sem muita pretensão e acabamos ganhando a Coxilha. Ainda mais com um música que tem melodia de minha autoria. Um grande momento com certeza” disse ele. Em breve o vídeo da composição Inventário de Campo estará disponível nas redes sociais do Grupo A Plateia. Fique de olho.

Por: Matias Moura – [email protected]

Um projeto para o meio ambiente

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro continua articulando um amplo debate sobre o projeto de sua autoria que estabelece regras para a utilização de sacolas biodegradáveis nos estabelecimentos comerciais de Livramento. Na última semana, acompanhado dos integrantes da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores, Daniel Cóssio e Suzana Ribeiro, Galo fez uma visita à Intendência de Rivera, quando se

Divergências no PL

Ao que tudo indica, o Partido Liberal (PL) deveria indicar o nome do presidente da mesa diretora da Câmara em 2025, após a construção de um acordo pluripartidário entre as siglas que compõem a base governista. Conforme apurado, dois nomes estão no páreo para a função: Felipe Torres e Thomaz Guilherme, ambos vereadores reconduzidos para o seu segundo mandato. Diferente