seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

A Administração da “incompetência” garante espaço para o novo secretário

O encontro que deu início ao processo da vaga de Civeira no Executivo Municipal, aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que, segundo o prefeito garantiu uma aproximação entre Executivo e Legislativo, organizada por Civeira (Foto: Divulgação/Ascom)

Mesmo acusando semanalmente o Governo Ico por falta de competência para gerir o Município, o Prefeito e o vereador firmam parceria e Neneco vai para a Prefeitura

Com a pressão sofrida durante mais de um ano, Ico cede e empossa, no dia 26 de março deste ano, Enrique Civeira como secretário Geral de Governo – posto ocupado, até então pela vice-prefeita Mari Machado. A partir daí, Mari foi exonerada de todos os cargos de confiança, sendo isolada apenas em seu gabinete, como Vice-Prefeita.
Mesmo depois das duras críticas, inclusive chamando a Administração de “Governo da incompetência”, Neneco e Ico se abraçaram e fizeram discursos como se nunca tivesse acontecido uma discussão entre eles. Civeira aproveitou para destacar que, em pouco mais de um ano atuando no Legislativo, passara a atuar de forma mais efetiva na gestão. “Há muito o que fazer! Iremos trabalhar efetivamente para começar a mudança no município, mas para isso precisamos trabalhar juntos”, disse na posse.
Ico, por sua vez, disse que a parceria selava um novo momento entre o Executivo e o Legislativo em prol, segundo Ico, do desenvolvimento do município. “Conseguimos avançar e alinhar o Governo com o apoio do Legislativo, e agora teremos uma interlocução direta da Câmara com a Prefeitura, através do novo Secretário”.
Apesar da presença de Civeira no Governo, que já completou quase 5 meses, poucas promessas de campanha se concretizaram. Sobre as denúncias feitas durante 1 ano e quase três meses na tribuna da Câmara de Vereadores, simplesmente foram apagadas, como se jamais tivessem acontecido. Contudo, mesmo com a nomeação de Civeira, ações cobradas por ele, quando vereador, ainda não se efetivaram: a usina de asfalto ainda não funcionou; escolas – como é o caso da Mundo Encantado, nesta semana – continuam com falta de energia; grande parte das estradas rurais continuam sem a devida manutenção; na cidade, a maioria das ruas estão esburacadas; o transporte coletivo, com suas falhas, continua sem licitação; e a Santa Casa continua sem solução.

O encontro que deu início ao processo da vaga de Civeira no Executivo Municipal, aconteceu no dia 22 de dezembro de 2017, quando foi eleita a atual Mesa Diretora da Câmara de Vereadores que, segundo o prefeito garantiu uma aproximação entre Executivo e Legislativo, organizada por Civeira (Foto: Divulgação/Ascom)

Por: redacao@jornalaplateia.com

Força Tática prende três homens com drogas no centro de Livramento

A Força Tática da Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (27), três homens com drogas, no centro, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações, a FT realizava patrulhamento de rotina, quando avistou um carro, Focus/Ford, de cor prata, em atitude suspeita na rua dos Andradas. Ao efetuar a abordagem, foi localizado junto aos três indivíduos que estavam a bordo do

FOCEM LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA DO MERCOSUL

  A Comissão de Financiamentos Externo (COFIEX), órgão do Ministério de Planejamento e Orçamento, que coordena a distribuição de recursos de caráter não reembolsável do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) para os municípios localizados na Faixa de Fronteira do Brasil, em reunião virtual realizada no dia 25 de abril, elegeu para a distribuição de recursos na ordem de