seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Provas do Enceja movimentam o domingo na fronteira

Cinco estabelecimentos de ensino da rede estadual em Sant’Ana do Livramento concentram neste domingo as provas do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas reúnem milhares de jovens e adultos em todo o País na busca da regularização ou conclusão do ensino nos níveis Fundamental e Médio.


Em Livramento, o Encceja movimenta estudantes, familiares, funcionários de escolas e professores desde às primeiras horas da manhã deste domingo. Os funcionários e técnicos contratados pelo Governo para trabalhar na supervisão e aplicação das provas concursos precisaram de apresentar nos cinco educandários onde as provas estão sendo aplicadas às 6 horas. Os portões para acesso aos locais das provas foram abertos às 8 horas e fechados impreterivelmente às 8 h45min. Como sempre acontece, alguns retardatários não puderam entrar e chegou a haver correria à frente das escolas e nas proximidades em razão de que muitos candidatos levaram apenas caneta de tinta azul, quando o regulamento do Encceja exigia exclusivamente o uso de caneta de tinta preta.

A coordenação do Encceja ainda não disponibilizou os números da abstenção em cada escola. No Professor Chaves, onde cerca de 370 alunos deveriam fazer as provas, o comparecimento foi de “mais de 250”, segundo o professor e vereador Antônio Zenoir, que atua junto à coordenação do trabalho. Os alunos têm até às 11 horas para responder às questões, na parte da manhã. À tarde, os portões serão abertos às 14 horas e as provas terão início às 15 horas.

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos