seg, 17 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

DAE realiza troca de tubulação em adutora na Duque de Caxias

Equipes do Departamento de Água e Esgoto do município realizaram nesta terça-feira (31), a troca de canos na tubulação da adutora que corta a região central de Livramento. A operação mobilizou um grande número de trabalhadores que desde as primeiras horas da manhã estiveram envolvidos na troca dos canos antigos da adutora que possui cerca de 80 anos e passa por baixo da rua Duque de Caxias

A obra faz parte de um projeto que visa trocar a tubulação antiga por uma nova e está foi a etapa número 1 de um cronograma que possui mais 10 etapas. Segundo o diretor operacional do DAE, Jânio Chipolino , a operação só pode ser realizada agora por uma série de questões climáticas e de logística.

“Essa é uma demanda de muitos anos que iniciou na gestão passada, mas somente foi colocada a linha da tubulação, só que a parte mais difícil nós estamos fazendo agora por isso essa parada longa. Essa é a primeira etapa que nós iniciamos na sexta-feira passada lá na hidráulica a saída, já aqui na Duque estamos trabalhando na outra bomba. Hoje nós estamos ligando a rede da adutora baixa na tubulação velha que possui mais de 80 anos e estamos fazendo a linha nova também com um encanamento novo. Essa é uma das etapas mais importantes, nós estávamos esperando só pelas condições climáticas e tivemos um dia excelente para fazer este tipo de trabalho”.

Já o diretor-presidente do DAE Gorge Bannura disse que desde que assumiu o cargo no mês de janeiro este tipo de obra tem sido uma prioridade da autarquia.” Desde que assumiu no começo do ano, este tipo de obra me preocupa bastante. Principalmente esta que abastece a região central da nossa cidade. Esta obra está ainda na sua primeira faze, começamos na semana passada e estamos dando sequência aqui na Duque e temos ainda muita coisa para fazer mas este é um passo inicial que nós estamos dando” encerrou.

Texto e fotos : Matias Moura

Solidariedade em prol do RS

Chegamos aos 80 mil Nessa jornada todos foram extremamente importantes. Nós, voluntários, queremos continuar. As doações pararam… estamos praticamente sem recurso financeiro para compra dos insumos. Estamos com novo pix,  Leda 51998075161 Nos ajuda a ajudar os outros. Obrigada Turma do Cachorro Quente menos