qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Fé restaurada

Aposta três anos de espera, a imagem de Nossa Senhora do Livramento ou Santa’Ana foi recolocada no santuário do Planalto.

Em fim depois de uma espera de 3 anos, a imagem da padroeira de Livramento retornou ao santuário do Bairro Planalto na manhã de quarta-feira, dia 25 de julho. Em uma operação que foi coordenada pessoalmente pelo Secretário de Obras, Ricardo Dutra, a imagem de Santa’Ana foi transportada do atelier do escultor Oriovaldo Lencina para o bairro planalto com ajuda de um caminhão guincho. Uma grande equipe da secretaria de obras esteve envolvida na ação que foi realizada com todo o cuidado para colocar a imagem, que pesa cerca de 300kg, na parte superior da capela do santuário.

Sobre a restauração 

A padroeira precisou passar por um processo de restauração de 80% depois que vândalos destruíram parte da imagem em 2014. “Foram 8 meses de trabalho até a reconstrução total, quando chegou aqui ela estava bastante danificada e eu precisei praticamente fazer uma imagem nova porque não tinha como remendar” comentou o escultor Oriovaldo Lencina responsável pela restauração e pela criação da primeira imagem.
Lencina ainda deixa um recado para a população em geral, mas especialmente para as pessoas que frequentam o santuário do Planalto. “Peço a população que ajude a conservar a imagem. E as pessoas que costumam frequentar aquela área que aproveitem o espaço, mas sem estragar a santa e o santuário” encerrou.

Tentativa de depredação 

Mal a imagem foi colocada no santuário na quarta-feira, e naquela mesma noite, o vigia que que fazia a ronda no local flagrou alguns sujeitos tentando retirar os tapumes que foram colocados no santuário que posteriormente receberia os acabamentos finais em vidro. Segundo ele, eram duas pessoas que saíram em disparada quando foram avistados. A Brigada Militar fez buscas na região do bairro Planalto mas não conseguiu encontrar ninguém.

Procissão

Segundo o cronograma de atividades da prefeitura, no dia 30 de Julho, segunda-feira, acontecerá uma procissão que sairá da Igreja Matriz às 9 horas da manhã em direção ao santuário e marcará a reinauguração da Santinha do Planalto.

Por: Matias Moura – matiasmoura@jornalaplateia.com

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do