qua, 19 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Secretaria de Cultura promoverá exibição do Filme “Os Senhores da Guerra” e palestra com o cineasta Tabajara Ruas

A Secretaria de Cultura de Santana do Livramento está programando uma série de atividades culturais em homenagem aos 195 anos do município. Entre elas está uma palestra com um dos mais importantes cineastas gaúchos, o diretor e roteirista Tabajara Ruas. O evento acontecerá no dia 2 de Agosto no salão branco da Casa de Cultura Ivo Caggiani e contará com a participação de professores de história do nosso município.

Já no dia 3 de Agosto será realizada na sala de cinema da Estação Cultura a exibição do filme “Os Senhores da Guerra” o qual é dirigido por Tabajara Ruas e narra a história verídica dos irmãos Julio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX, cultos, unidos por profunda amizade, que se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário, Luiz Arrieta , a expectativa é que um grande público compareça para acompanhar a exibição do filme. “No dia 3 então a partir das 16 horas nós estaremos realizando lá na estação cultura este evento. Nós vamos ter lá no local dois historiadores uma de Rivera e outro de Livramento que farão comentários sobre a obra e também o próprio Tabajara Ruas” destacou o secretário.

Como a sala de cinema da Estação Cultura possui poucos lugares, em breve a secretaria estará abrir inscrições para as pessoas que desejarem participar do evento. “Como o espaço é pequeno nós vamos pedir para as pessoas confirmarem presença. Em breve estaremos divulgando mais informações” encerrou.

Tabajara Ruas

Tabajara Ruas é escritor, jornalista e cineasta brasileiro. Considerado um dos dez maiores romancistas da literatura sul-riograndense.Cursou arquitetura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre 1971 e 1981 ficou exilado no Uruguai, no Chile, na Argentina, na Dinamarca, em São Tomé e Príncipe e em Portugal.Em 1999, co-redigiu com Beto Souza, roteirizou e produziu o longa-metragem Netto perde sua alma, baseado em seu livro homônimo.

Entre 2002 e 2003 foi consultor especial da Rede Globo para a produção da minissérie A casa das sete mulheres.Em 2007, lançou o documentário longa-metragem Brizola – Tempos de Luta, sobre o político Leonel Brizola. Em 2008, foi a vez do longa-metragem de ficção Netto e o domador de cavalos. Atualmente está produzindo o longa Os Senhores da Guerra.

Os Senhores da Guerra

Grandiosa produção cinematográfica dividida em dois longas-metragens: Parte I “Passo das Carretas” e  Parte II “Passo da Cruz”. Baseado no livro de José Antonio Severo, narra a história verídica dos irmãos Carlos e Júlio Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX. Unidos por profunda amizade, acabam se enfrentando em lados opostos na guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul. Júlio, 24 anos, é prefeito de Santa Maria, e recebe a missão de impedir o avanço das tropas revolucionárias do general Zeca Netto. Carlos Bozano, 21 anos, é o secretário particular do líder rebelde.

A bela Maria Clara e a aristocrática Cecília, os amores dos guerreiros, carregam sonhos e esperanças em meio ao turbilhão. O destino coloca o líder comunista Luiz Carlos Prestes entre os dois irmãos. No surpreendente desfecho da batalha no Passo da Cruz eles provam que a fraternidade é a mais forte das bandeiras.

Com direção de Tabajara Ruas, que assina o roteiro com José Antônio Severo, produção executiva de Ligia Walper, direção musical de Pirisca Grecco, fotografia de Ivo Czamanski e Pablo Escajedo, OS SENHORES DA GUERRA tem a premiada equipe de NETTO PERDE SUA ALMA, NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS e BRIZOLA TEMPOS DE LUTA na realização.

Postado Por Matias Moura

 

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do