Combinação perfeita para acompanhar o frio e as partidas de futebol da Copa do Mundo
Quando o frio chega ou as pinhas começam a cair das araucárias se revelam os pinhões. O alimento é rico em diversos nutrientes que, aliados a uma alimentação balanceada, fazem bem à saúde e ajuda a espantar o frio, fazendo parte da culinária típica do Sul do Brasil.
O produto é consumida com maior frequência no inverno, tem aqueles que preferem cozido ou na chapa, mas tudo depende da preparação de cada consumidor.
Nessa época, o que mais se encontra são pessoas no supermercado comprando pinhão para uma combinação com alguma bebida quente para acompanhar uma partida de futebol da Copa do Mundo ou simplesmente ficar na beira da lareira no frio.
Dona Naura Machado, balconista, diz que costuma comer pinhão e prepara assado na chapa do fogão a lenha. O que nem todo mundo sabe, é que a semente tem época para colheita, que começa em abril, conforme a legislação ambiental federal, e encerra quando acabam as pinhas. Isso, porque vários animais precisam do pinhão para enfrentar o inverno, que tem temperaturas negativas, geada e nevadas.
Segundo Antônio Alberto Righi, diretor de uma rede de supermercados, nessa época do ano a venda é muito boa, se consome muito pinhão, mas ele é um produto sazonal, somente tem consumo no inverno. Após a primavera, a venda praticamente cai à zero. “O valor está estabilizado, o ano passado houve uma quebra de safra muito grande e o preço ficou muito alto, até diminuiu um pouco o consumo. Esse ano está bem razoável o preço, o pessoal está comprando bastante”, destaca Antônio.





Por: [email protected]