ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Palestra debateu sobre a importância da cultura afro no país

Aconteceu na tarde da última quinta-feira (07), o evento sobre a formação cultura e saberes afro. A palestra debateu sobre a retrospectiva histórica da chegada do negro no país e a influência cultural como legado com o professor João Batista Conceição.
O evento pioneiro que aconteceu em Santana do Livramento na 19ª Coordenadoria Regional capacitou professores, diretores, supervisores e movimentos sociais sobre a importância da população negra no país.
“Esse evento para nós educadores representa uma evolução quanto à aprendisagem e ao conhecimento do afro em nossa história, principalmente, porque ele deixou várias contribuições que são importantes e são vivenciadas no presente. Então, estarmos estudando e buscando conhecimento sobre a nossa africanidade é importante para nós”, destaca Cindi Pinheiro, assessora pedagógica da pasta étnico-racial.
A palestra abordou sobre a chegada do negro ao Brasil e principalmente a sua contribuição no que se refere à música, à religiosidade, às iguarias, à literatura e à capoeira. “Imaginar um país sem a presença do negro é quase impossível porque a cultura brasileira está extremamente ligada à questão da negritude. Então, a gente faz todo esse traço histórico e vai colocando como seria o Brasil se não houvesse o negro”, comenta João Batista Conceição, palestrante.

Por: redacao@jornalaplateia.com