Com o objetivo de comemorar o dia da Artilharia, data do nascimento do seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luis Mallet – Barão de Itapevi, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia A AAe) realizou, na manhã desta quarta-feira (06), uma solenidade cívico militar no pátio do quartel. O evento contou com a presença de autoridades locais, da região e público em geral.
Durante o evento, assim como em outros anos, artilheiros da reserva foram convidados pelo comandante para marchar em frente à tropa. A formatura encerrou com a apresentação da tropa ao comandante e uma demonstração de do funcionamento da artilharia antiaérea em uma defesa.
Para o comandante do regimento, Major Lobo Vianna, a formatura é a forma de cultuar as tradições e lembrar da participação do Exército Brasileiro em guerras que a artilharia esteve presente. “Foi declamado o Poema SE, que é uma tradição. Todas as unidades de artilharia fizeram, no dia da sua formatura, a declamação desse poema. Além disso, a gente fez a demonstração do funcionamento da artilharia antiaérea, fazendo a defesa de um ponto sensível”, explicou o comandante.
Para o ex-comandante da 2ª Bia A AAe, Eurico Brandão, é um orgulho comemorar o Dia de Artilharia. “Para nós, que abraçamos uma arma desde os bancos escolares na Academia Militar das Agulhas Negras, é um orgulho conviver com velhos companheiros e homenagear o nosso patrono, Luis Mallet. Famoso pela sua cidadania brasileira e que angariou tudo que foi possível aqui no Brasil e os méritos que esse francês tinha…”, lembrou. E complementou: “eu fico muito feliz de estar aqui, sempre procuro estar no quartel neste dia, do nosso patrono”, afirmou.

