ter, 21 de maio de 2024

Variedades Digital | 18 e 19.05.24

Alimentação e Cabelo Saudável

Clínica FloreSer conta com a nutricionista Juliana Cauduro

 

O cabelo saudável, brilhoso e bonito é o resultado de uma dieta equilibrada e balanceada.

O principal componente de nossos cabelos é a queratina, uma proteína que compõe as camadas mais externas dos fios oferecendo-lhe resistência.

Portanto qualquer deficiência de proteína, devido a dietas radicais ou alimentação pobre em nutrientes, pode ocasionar problemas como ressecamento, falta de brilho, queda excessiva e caspa. 

Se você tem algum desses problemas comece a controlar sua dieta porque, com o tempo, outros sintomas aparecerão. Alguns alimentos irão ajudar na nutrição de seu cabelo.

Proteínas

As proteínas, encontradas em ovos, carne vermelha, aves, tofu, ervilhas verdes, arroz integral, quinoa, abacate, sementes de chia e de linhaça, batata vermelha e cevada, ajudam a manter seu cabelo saudável evitando ressecamento, aspecto quebradiço, queda e crescimento demorado.

Ferro

O ferro é um nutriente importantíssimo para o crescimento do cabelo pois o folículo e a raiz do cabelo alimentam-se dos nutrientes presentes no sangue, se o folículo não obtém a quantidade necessária de ferro, o cabelo fica frágil e não cresce como deveria, facilitando a queda. Os alimentos fonte de ferro são: carnes vermelhas, vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis, rúcula, almeirão), castanha de caju, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha) e cereais integrais (aveia e quinoa). A ingestão de ferro deve ser associada ao consumo de alimentos fontes de vitamina C (limão, acerola, abacaxi, maracujá) para uma melhor absorção deste nutriente.

Gordura

Nosso corpo é incapaz de produzir de forma natural alguns tipos de gordura que são necessárias para a manutenção de um cabelo saudável, essas gorduras são chamadas de poli insaturadas, conhecidas como gordura boa. O ômega 3 é um ácido graxo essencial que alimenta as células que compõem o cabelo e o couro cabeludo, deixando-os hidratados. Os alimentos fontes de ômega 3 são: abacate, semente de abóbora, nozes, salmão e sardinha.

Devemos evitar o consumo de gordura animal e gordura vegetal hidrogenada “gordura trans” (margarinas, sorvetes de massa, biscoitos ou alimentos industrializados crocantes), pois uma alimentação rica neste tipo de gordura pode influenciar nos casos de dermatite seborreia, caspas e outras doenças que afetam o couro cabeludo.

Vegetais

Os vegetais alaranjados e folhas de cor verde-escuras fontes de vitamina A (betacaroteno) ajudam na produção de sebo do couro cabeludo. O sebo é uma substância gordurosa que atua como condicionador natural e evita a aparição de caspa e o ressecamento do cabelo.

Outros

Para um cabelo brilhante, sedoso e com bom crescimento deve-se acrescentar alimentos fontes de: zinco (Açaí, frutos do mar, iogurte e chocolate amargo), selênio (Arroz, farinha de trigo, ovos, sementes de girassol, atum, cogumelo e aveia) e silício (Maçã, laranja, abacaxi, banana, frutas secas, rabanete, beterraba e tomate).

A deficiência de Vitamina B12 (levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verde, batata, peixes, ovos e carnes) pode causar quadro de alopecia, engrisalhamento precoce, ressecamento cutâneo, e fragilidade das unhas.

Hidratação

Manter o corpo hidratado é essencial para um organismo sadio. Um quarto da estrutura do cabelo é composta de água e as toxinas, produtos químicos, colorações e qualquer outro elemento externo que pode afetar a saúde do cabelo são eliminados através dela. Ao consumir a quantidade necessária de água, o resultado será um cabelo saudável, sedoso e brilhante. O ideal é consumir entre 8 a 10 copos de água por dia.

A queda de cabelo é um problema muito comum na atualidade, isso se deve a vários fatores da vida moderna, como: ansiedade, insônia, maus hábitos alimentares, uso excessivo de químicos, tratamentos descolorantes, permanentes, etc.

A dica é comer bem, praticar exercício, dormir no mínimo 8 horas e evitar stress para obter um cabelo saudável e um crescimento natural dos fios.

 

Endereço: Antônio Fernandes da Cunha, n° 404.

Telefone: 3243 2167