seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Prefeito chama PSB para reunião e pede retorno da vice ao Governo

Dois meses depois de afastar Mari Machado das secretarias e exonerar Carla Saraiva, ambas do PSB, Ico começa articulação para trazer para o seu lado um dos principais partidos de sua eleição

Depois de dois dias após exonerar a secretária de Assistência e Inclusão Social, Carla Saraiva (PSB), o prefeito Ico Charopen (PDT) pediu uma reunião com o partido da vice-prefeita Mari Machado, que também havia sido afastada do Governo pelo mandatário. Na segunda-feira (21) ao exonerar Carla e nomear o ex-comandante do 2º RPMon, Lauro Binsfeld para o cargo, Ico ofereceu à socialista a direção do Sistema de Previdência Municipal (Sisprem).
Nesta quinta-feira (24), em uma reunião com a vice-prefeita Mari Machado – que estava acompanhada da Executiva do partido – Ico teria falado que quer o retorno mais atuante de Mari e, consequentemente, do PSB no Governo. O mandatário fez o pedido quase dois meses depois de afastar Mari da Secretaria Geral de Governo e nomear o seu principal opositor dele Câmara.
Analistas políticos avaliam como positivo o passo atrás de Ico, já que Mari tem articulação política, especialmente em Brasília. Articulação essa que é necessária para garantir recursos para Sant’Ana do Livramento. Especula-se que o retorno de um dos dois principais partidos do Governo Ico possa apontar também modificações em algumas Secretarias Municipais, que tiveram suas titularidades modificadas após a saída de Mari.
Com o retorno do partido da vice-prefeita, há possibilidade também de uma outra secretaria sediada no Curralão também entrar na roda de negociações com o PSB, mas isso ainda não é confirmado. Entre as possíveis Pastas de negociações estão a Secretaria Municipal de Serviços Ubanos ou Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Essa possibilidade de ser uma Secretaria ou a outra, é porque o Governo ainda está negociando com outro partido, o Progressistas.
O martelo, a princípio, será batido no início da semana que vem, quando o PSB e o prefeito devem voltar a se reunir no Palácio Moysés Vianna para afinar o acordo. Se a aliança for reafirmada, ainda há expectativa de quais serão os projetos prioritários do Governo Ico Charopen, com o retorno de Mari Machado.

 

Por: redacao@jornalaplateia.com

Força Tática prende três homens com drogas no centro de Livramento

A Força Tática da Brigada Militar prendeu, na noite deste sábado (27), três homens com drogas, no centro, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações, a FT realizava patrulhamento de rotina, quando avistou um carro, Focus/Ford, de cor prata, em atitude suspeita na rua dos Andradas. Ao efetuar a abordagem, foi localizado junto aos três indivíduos que estavam a bordo do

FOCEM LIBERA RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DE FRONTEIRA DO MERCOSUL

  A Comissão de Financiamentos Externo (COFIEX), órgão do Ministério de Planejamento e Orçamento, que coordena a distribuição de recursos de caráter não reembolsável do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) para os municípios localizados na Faixa de Fronteira do Brasil, em reunião virtual realizada no dia 25 de abril, elegeu para a distribuição de recursos na ordem de