sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Ernani Polo toma posse em Brasília como vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

Deputado irá levar temas da “ Competitividade”, “Conectividade e Telefonia Móvel”, " Apoio às Pessoas com Deficiência", Estímulo ao Empreendedorismo" e “ Armazenagem de água para irrigação” ao debate nacional da Unale com demais parlamentos do país

Nessa quarta-feira (19), o deputado Ernani Polo tomou posse, em Brasília como vice-presidente para região sul da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais ( Unale). O deputado Lídio Lopes, do Mato Grosso do Sul, foi empossado como presidente, assim como toda nova diretoria da entidade.

A vice presidência para a região Sul da entidade, compreende o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e representa as assembleias legislativas e os deputados estaduais destes estados na diretoria da UNALE.

“Assumir a vice presidência da Unale para a região sul é muito importante, pois nos amplia o contato com outras Assembleias Legislativas do país para estreitarmos pautas conjuntas. É nos parlamentos que legislamos sobre o futuro dos cidadãos, daí sua vital importância. Neste sentido vamos contribuir com os colegas com temas como a Competitividade, para que o Brasil possa crescer e se desenvolver com mais geração de emprego e renda. A conectividade, que hoje é uma ferramenta indispensável, seja ela na cidade ou no campo, também será demandada, para ampliar a qualidade dos serviços em telefonia móvel, afinal já trabalhamos junto à UNALE essa questão na CPI da telefonia. Da mesma forma trabalharemos em nível nacional na Unale para ampliar o apoio às demandas das Pessoas com Deficiência. Outra pauta que é urgente para a região sul é o enfrentamento das recorrentes estiagens com a flexibilização de armazenagem de água, para que produtores possam reter água da chuva, já que temos uma intensidade pluviométrica excelente, de cerca de 1800 milímetros ao ano, porém não há permissão que produtores possam armazenar água devido a legislação ambiental atual, portanto é essencial debater este tema. É inconcebível que com essa quantidade de água que temos não seja possível armazená-la para abastecer os agricultores que tanto sofrem com a seca. Enfim temos muitas pautas em comum com outros Estados para levar adiante em nossa gestão”, ressalta o deputado Ernani Polo.

Também durante a posse o presidente da Expodireto/Cotrijal, Nei César Mânica, junto com o deputado Ernani Polo, realizou a entrega de convites para a feira de 2022 que está marcada para 7 a 11 de março, no município de Não-Me-Toque, ao presidente da Unale e toda a nova diretoria para que compareçam ao evento.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,