sex, 21 de janeiro de 2022

Aplateia Digital - 8 e 9/01/2022

Última Edição

Bastidores – Todos pela saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A nova coordenação do Conselho Municipal de Saúde vem trabalhando para ampliar ainda mais a representatividade comunitária no órgão visando aglutinar forças para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população. Recentemente, o presidente do CMS, Horácio Dávila, acompanhado pelo conselheiro Gustavo de Mello, formalizou convite ao diretor do campus local da Unipampa, professor Alexandre Xavier, para que a universidade passe a fazer parte o órgão, inclusive participando mais ativamente das ações desenvolvidas pelos serviços públicos de saúde.,

Santanenses

A Assembleia Legislativa sediou um verdadeiro encontro de santanenses esta semana, durante agenda de viagem dos vereadores Lídio “Melado” Mendes, Cleber Custódio, Dagberto Reis e Leandro Ferreira em Porto Alegre. Em intervalo das audiências, eles aproveitaram para visitar o ex-prefeito Elifas Simas, que presta assessoria técnica na área da energia para a bancada do PT na Assembleia gaúcha. Na pauta, entre outros assuntos, saneamento básico, a mobilização contra a privatização do DAE e transporte coletivo.

Destaque nacional

O jornalista social Leandro Camargo, atualmente radicado em Joinville/SC, foi reconhecido com o Diploma de Mérito Cívico e Cultural concedido pela Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo – ACLASP, em uma indicação da Diretora de Relações Públicas da entidade, Zaine Assaf. Natural de Passo Fundo e filho de militar, Leandro viveu a infância na fronteira e deu seus primeiros passos no jornalismo como reporter de A PLATEIA. Atualmente, é diretor de Comunicação da Federação Brasileira dos Comunicadores e Colunistas Sociais – Febraccos.
A cerimônia de entrega da homenagem aconteceu na última terça-feira, 23, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com as presenças, entre outros, do destacado ator Oscar Magrini, que foi empossado na oportunidade como integrante da Academia, ocupando a cadeira do imortal ator Jardel Filho.

Armazém aberto

Início de dezembro marca a realização do 12º Armazém Literário, tradicional feira do livro promovida pela Biblioteca Comunitária Paulo Cesar Guggiana. O evento será aberto às 9h de quinta-feira, dia 2, e reunirá na praça General Osório exposição de obras de escritores locais e de várias localidades, além de atrações artístico-culturais. Na abertura, serão entregues medalhas do Mérito Jornalista Danilo Ucha a apoiadores e ativistas culturais da fronteira.
O colunista será homenageado neste ano, juntamente com Carlos Luis Sabatini, Hamilton Peres, Radar Santanense, Jorge Daniel Rodrigues, Cleiton Cajuru, Joacir Soares, Romana Miranda, Alécio Antonio dos Santos, João Ribeiro, Fábio Perez, Henrique Bachio, José Erni, José Grisolia Filho, Antônio Carlos Valente, Rafael Pintos, Márcio Pereira, Anidirlei Garcia e Riograndino Leal.

Chuteiras

O complexo esportivo do SESC Porto Alegre foi o local escolhido, neste ano, para sediar o grande encontro de ex-atletas profissionais do sul do Brasil. Ex-jogadores de vários grandes clubes gaúchos, do Paraná e de Santa Catarina participaram do encontro, que contou com uma divertida partida de futebol para integração dos participantes. O assessor de gabinete do vereador Romário Paz e ex-zagueiro do E.C. 14 de Julho e do Grêmio Bagé, Saul Xavier, é um dos articuladores do encontro anual.

Natal da Paz

Já estão sendo encaminhadas as tratativas para a realização de decoração e atividades natalinas no centro e bairros de Livramento. Iniciativa da classe empresarial que terá apoio e participação do setor público.

Farroupilha

O médico e empresário santanense Vânius D’Ávila será homenageado pela Assembleia Legislativa gaúcha em solenidade que será realizada nesta próxima semana. A homenagem foi proposta pelo deputado Eric Lins.

Consulta Popular

A comunidade santanense tem até a próxima terça-feira , 30, para votar na consulta on line que vai definir os projetos prioritários da Consulta Popular 2021. O instrumento permite que os cidadãos definam diretamente, através do voto, para onde será encaminhada parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado no ano que vem.
Serão distribuidos R$ 30 milhões entre as 28 regiões dos Coredes.
A distribuição observa critérios como a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico de cada região. Serão escolhidas as duas propostas mais votadas e para que Livramento possa ser contemplada no mínimo 2% da população, ou 1.600 cidadãos, precisam participar do processo de votação.
Para votar, é preciso o número do título de eleitor e escolher apenas uma demanda na cédula. O Executivo Municipal está pedindo a concentração de votos nas demandas 2 e 3.

Morning Xpress

Bolsas em queda nesta sexta-feira. O EuroStoxx cai 1,3% e os futuros do S&P 500 e do Nasdaq100 cedem 0,2% e 0,4%, respectivamente. As bolsas

Programação de Hoje

  • 12:00 am: Programação RCC
  • 7:45 am: Jornal da Manhã
  • 10:00 am: Timeline
  • 11:00 am: Happy Day
  • 12:50 pm: Correspondente Ipiranga
  • 1:00 pm: Sala de Redação
  • 2:30 pm: Boa Tarde Cidade
  • 4:00 pm: Tarde 95
  • 5:30 pm: Conversa de Fim de Tarde
  • 7:00 pm: Voz do Brasil
  • 8:00 pm: Conexão RCC
  • 11:00 pm: Insônia