sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bateria participa da Operação Meridiano-Ibagé

A 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) participou da Operação Meridiano-Ibagé, no período de 5 a 14 de novembro,  exercício conjunto coordenado pelo Ministério da Defesa, que contou com mais de cinco mil militares das Forças Armadas do Exército Brasileiro, da Marinha e da Aeronáutica.

Na tarde do dia 6 de novembro, no Campo de Instrução de Santa Tecla (CIST), o efetivo da subunidade participou do aprestamento operacional de abertura oficial do referido exercício com a concentração estratégica de parte da tropa empregada. O exercício Meridiano-Ibagé ocorreu em uma área de mais de 30 mil km², abrangendo os municípios de Santa Maria, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi, Caçapava do Sul, Bagé e Santana do Livramento.

A 2ª Bia AAAe, durante o exercício, realizou a defesa antiaérea da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec) e realizou a coordenação e controle no espaço aéreo em conjunto com o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). As medidas de coordenação e controle do espaço aéreo estabelecidas e controladas pelo Centro de Operações Antiaéreas permitiram o sobrevôo de aeronaves amigas na Zona de Ação da 3ª Bda C Mec com plena segurança, como no estabelecimento dos pontos de ligação e nas infiltrações aeromóveis realizadas.

O Exercício de Adestramento Avançado coroou o ano de instrução de 2021 empregando, de forma sinérgica, meios operacionais terrestres, aéreos, logísticos e de comunicação, além de proporcionar um alto nível de adestramento da Turma Radar SABER M60, do Centro de Operações Antiaéreas, das Comunicações e das unidades de tiro RBS70 da 2ª Bateria.

Destaca-se que em todas as atividades executadas, os protocolos sanitários em combate à COVID-19 foram rigorosamente seguidos.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos