qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Integrantes do 2º RPMon concluem o 1° Curso de Especialização em Força Tática

Após mais de 200 horas de instrução, a formatura contou com a participação de dois concluintes santanenses

A Brigada Militar deu início, no final do mês passado, em Porto Alegre, ao 1º Curso de Especialização em Força Tática, sob a coordenação do 1º BPChq. O certame teve início com a publicação de edital, onde os candidatos tiveram que fazer sua inscrição e posterior seletiva, que consistia na realização de três provas, sendo um teste físico, outro de tiro e uma prova de avaliação intelectual. Após esta primeira etapa, foram selecionados 40 candidatos, entre 67 inscritos, dos quais 38 iniciaram e 27 concluíram o aperfeiçoamento, após mais de 200 horas de atividades. Para registrar a conclusão do curso, foi realizada uma formatura no último dia 10.
Dentre os concluintes estavam dois representantes de Sant’Ana do Livramento, os Soldados Michel Everton Ramos Gomes e João Trevisan Yamurri. Os dois membros da Força Tática do 2º Regimento de Polícia Montada (RPMON) realizaram a preparação visando o aperfeiçoamento técnico-profissional para a prática do policiamento na cidade. Ao longo do curso, foram repassadas técnicas de abordagem, contraemboscada, atendimento pré-hospitalar, conduta de patrulha, tiro, saúde física, direção policial, identificação documental e veicular, operação de controle de distúrbios, emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo, simulações e estágio supervisionado. Na ocasião, foi também unificado em todo o estado o símbolo da Força Tática, a águia.
Segundo o comandante da Força Tática do 2º RPMON, tenente Kleber, “o SD Trevisan e o SD Michel entraram para a história da Brigada Militar ao realizar o 1º Curso de Especialização em Força Tática e também para a história da corporação em Sant’Ana do Livramento”.
Segundo o SD Michel, “foi extremamente gratificante ter participado da realização do curso, pois agora também seremos multiplicadores dessas técnicas e tudo o que foi aprendido será repassado aos demais integrantes da Força Tática do 2º RPMON”.
“Posso dizer que, saindo da minha zona de conforto, abri mão do convívio com familiares e amigos, fui em busca de qualificação profissional e aperfeiçoamento das técnicas para poder atuar em todas as áreas que forem necessárias”, concluiu o SD Trevisan.
O Ten Kleber destaca que “é motivo de muito orgulho e satisfação ter dois integrantes do 2º RPMon concluindo o curso obtendo aproveitamento máximo, pois assim reforça o compromisso da corporação com a excelência na prestação de serviços à comunidade de Sant’Ana do Livramento.

Lucas Noro
lucas@jornalaplateia.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos