ter, 7 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Claudino Loro será homenageado durante o 20º Mercotexel em janeiro

Criador é um dos pioneiros no melhoramento genético da raça Texel no país
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Associação e Sindicato Rural de Livramento já está preparando a 44ª edição da Exposição-feira de Ovinos de Verão. A feira está marcada para os dias 15, 16 e 17 de janeiro e contará com julgamento e um grande Remate de todas as raças.
Já entre os dias 19 e 23 de janeiro ocorre a 20ª edição do Mercotexel e a 9ª Nacional do Texel. Por diversas razões, inclusive com a pandemia no último ano, desde 2017 o evento não foi mais realizado. Porém, em janeiro volta com uma programação que inclui dois grandes remates e exposição de animais de todo o Estado e, também, de Santa Catarina, Paraná e países vizinhos. “Após vários pedidos de criadores e amigos, a partir do próximo ano iremos reativar o evento com a edição que homenageia Claudino Loro, que é um dos introdutores da raça Texel no Brasil e também um dos criadores mais antigos – mais de 40 anos”, comenta o organizador do evento Elton Enick.
Em meados de 1973, David Pinheiro Martins e seu irmão Nadir Pinheiro Martins introduziram a raça Texel nos campos do Sarandi, em Sant’Ana do Livramento. Na época, optaram pela raça por ser produtora de carne, prolífera e muito rústica, ou seja, de fácil adaptação em qualquer tipo de campo. E assim, começou uma longa história dentro da raça.
Em 1990, houve a extinção do condomínio rural David Pinheiro Martins e filhos, a partir de então nasce a Cabanha Santa Orfila, de propriedade de Claudino Loro e família. Esta seguiu o melhoramento genético e alto nível de seleção de um rebanho com mais de quarenta anos de criação. Hoje, a Cabanha conta com um rebanho homogêneo, fruto de matrizes de excelente qualidade e cordeiros para futuros reprodutores e de abate, sempre visando o melhoramento genético com seleção de carcaças pesadas com alta qualidade de carne.