dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Bastidores: O caminho está aberto, aproveita quem quer…

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A pauta turística da fronteira vem, há anos, buscando uma identidade, como bem define o jornalista e ex-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Henrique Bacchio. É preciso identificar que turismo se quer explorar em Livramento e Rivera. Enquanto isso, ao longo dos anos, os investimentos migram de um atrativo para outro sem, até agora, ter alcançado efetividade em nenhum deles. Um fato, contudo, é incontestável: a interminável riqueza de atrativos naturais, à disposição dos mais diferentes projetos turísticos. As muitas iniciativas particulares – mesmo que reúnam vários empreendedores e/ou organizações públicas ou privadas – acabam com o tempo “desistindo”, talvez pela inexistência de um guarda-chuvas que ofereça suporte, orientação, apoio…

A área ambiental mais preservada da região sul aberta para visitantes

A partir do feriado de Finados, não apenas turistas dos mais diferentes lugares, mas, principalmente, a comunidade santanense vai poder aproveitar – gratuitamente – as belezas e os benefícios do contato com um dos ambientes naturais melhor preservados em toda a região: a imensidão do pampa na APA do Ibirapuitã, que passa a integrar os grandes circuitos mundiais de trilhas de longo curso. Como parte do projeto de interligação das unidades de conservação ambiental, o ICMBio e o Conselho Gestor da APA do Ibirapuitã disponibilizam a trilha “Caminhos do Pampa”, um percurso inicialmente de 10 km entre a Estância da Tuna, na região de Cerros Verdes, até a região do Cerrito. A rota estará fechada para veículos. Futuramente, possibilitará aos moradores e proprietários rurais oferecerem os atrativos existentes dentro de suas áreas, ao longo da trilha. Todo o planejamento conta com o suporte da Rede Brasileira de Trilhas e já prevê uma extensão do trecho em outros 10 km, até o estabelecimento Guabijú. Os caminhos estão abertos, como explica o coordenador local do ICMBio, analista ambiental Raul Paixão Coelho. As opções de geração de emprego e renda agregadas a esse projeto também são várias. Basta que a comunidade santanense queira de fato se apropriar da ideia e começar a trilhar esse caminho para o desenvolvimento. Na contracapa desta edição,.sabia como participar dessa atividade.

De volta

O gestor público e líder sindical Horácio Dávila foi reconduzido à presidência do Conselho Municipal de Saúde. Com longa atuação no órgão, Horácio é um dos maiores conhecedores do sistema SUS no município, tendo presidido o Conselho já em várias oportunidades. Foi eleito na última terça, 26, para novo período de gestão, tendo como vice, Silvia Michele; 1° secretário, Silvio Madruga, e; 2° secretária, Letícia Ucha.

No front

O CMS vinha sendo presidido nas duas últimas gestões, desde 2017, pelo líder comunitário Delmar da Rosa, outro ativista que conhece bastante o sistema. Delmar presidiu o Conselho em quatro gestões, de 2011 a 2015 e depois 2017 até agora, e garante que continuará como membro do órgão na luta pelo acesso à saúde de qualidade para todos.

Olho no golpe…

O vereador Dagberto Reis levou um susto na manhã de quinta-feira: teve seu whatsapp clonado por golpistas que rapidamente passaram a mandar mensagens a todos os contatos do legislador pedindo “empréstimos” de dinheiro via pix. Dagberto foi alertado e passou a avisar seus contatos, mas como perdeu o acesso aos contatos do Whats, precisou utilizar as redes sociais para comunicar sobre a clonagem. Ele denunciou o whats fake e tentará recuperar seu número nos próximos dias.

Impeachment

O prazo para apresentação da defesa prévia da prefeita Ana Tarouco sobre as denúncias que fundamentam o pedido de seu impedimento termina às 13h30min de quinta-feira, 4. Somente após a Comissão Processante decidirá os passos seguintes do processo.

Dia do Livro

A Biblioteca Comunitária Paulo César Gug-giana completa em novembro próximo 15 anos de ativismo cultural na fronteira. Dentre as atividades alusivas, promove na próxima sexta, 5, Sarau Literário em comemoração ao Dia Nacional do Livro e aos 30 anos da Associação São Luizense de Autores. O Sarau será realizado na Casa de Cultura Ivo Caggiani, a partir das 19h.

Uma creche para a vila Real

O vereador Thomaz Guilherme formalizou esta semana, em reunião com o prefeito em exercício Evandro Gutebier e com o secetário adjunto da Educação, ex-vereador Antônio Zenoir, a realização do estudo de viabilidade para instalação de uma creche na Vila Real, visando atender a uma demanda dos moradores. O legislador lembrou que há aproximadamente 200 crianças em idade escolar na localidade, que se ressente da distância até a escola mais próxima. Thomaz Guilherme sugeriu que o Poder Executivo Municipal pactue com o Programa Pró Infância, junto ao FND, no Ministério da Educação, para a implantação da escola no local. Recordou que nos últimos anos o Governo Federal tem investido no aprimoramento da infraestrutura na educação básica, principalmente com a ampliação do número de creches, o que pode facilitar o caminho para o atendimento da solicitação dos moradores da vila Real.