ter, 19 de outubro de 2021

Aplateia Digital - 16/10/21

Última Edição

Bastidores: Santanenses na história de Noel Guarany

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Que a fronteira é berço de grandes talentos nas mais diferentes expressões da arte, todos reconhecem. Talento que, felizmente, também mostra a história de outros talentos, como o do saudoso cantor e compositor missioneiro Noel Fabricio Borges do Canto da Silva, ou, simplesmente, Noel Guarany, um dos mais respeitados nomes do tradicionalismo nativo do Rio Grande do Sul e do resgate do cantar latinoamericano no Estado. Um documentário lançado em julho na internet, com o nome de “Minhas Andanças – Noel Guarany”, alia a trajetória artístico-cultural do conhecidíssimo missioneiro com toda a qualidade profissionais do cineasta santanense Tiago Rodrigues (foto), que dirigiu o documentário. Tiago reside há vários anos em Brasília e já dirigiu vários outros documentários de impacto no cenário nacional. “Minhas Andanças – Noel Guarany” já superou a marca de 10 mil visualizações. Um outro santanense que integra a equipe de produção do documentário , o jornalista Maurício Macedo, responsável pela assessoria de imprensa do filme, destaca que a obra conta com a participação dos ex-governadores Olívio Dutra e Alceu Collares, que eram amigos bem próximos de Noel Guarany.
Maurício revela que a agenda de divulgação do documentário prevê para breve um retorno de Tiago Rodrigues e dele próprio a Livramento. Por enquanto, os fronteiriços podem se deliciar com a obra, que conta a trajetória e relembra grandes sucessos da música misssioneira de Noel Guarany, assistindo gratuitamente à obra, que está disponível no canal Gadea no YouTube, do produtor cultural Leonardo Gadea, que também é natural de Livramento. Para assistir ao filme, acesse o link: bit.ly/MinhasAndanças.

Parceria fechada com a fronteira

O deputado federal Maurício Dziedrick, que encaminha sua saída do PTB em razão da verdadeira crise causada no Estado pelo presidente nacional da sigla, Roberto Jeferson, garantiu essa semana, em visita a Livramento, que a parceria com a comunidade santanense continuará. Acompanhado pelo ex-vereador Germano Camacho, que deve acompanhá-lo nos próximos movimentos, ele foi recebido na Câmara de Vereadores pelos petebistas Lídio “Melado” Mendes e Thomaz Guilherme e confirmou a eles que pretende manter a atenção que sempre deu ao município. Através do trabalho de Dziedricki quando deputado estadual, Livramento recebeu R$ 3 milhões em créditos para microempreeendedores, além de outros R$ 1,5 milhão em emendas para a saúde e outras áreas. Agora, o deputado federal já garantiu novos encaminhamentos.

Recurso em casa

Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Uma conquista importante para o setor orizícola: o Governo do Estado anunciou na quinta-feira, durante a posse do novo presidente do IRGA, que a partir de agora todo o valor arrecadado com a taxa de Cooperação e Defesa da Orizivultura – CDO ficará com o próprio Instituto, para investimentos específicos no setor arrozeiro. Até agora, a arrecadação caía no caixa único do Governo e acabava sendo usada em outros programas. O líder do Governo, deputado Frederico Antunes, um dos principais defensores da ideia, prestigiou o ato e o anúncio feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Agricutura, Silvana Covatti.

Estratégia para a hemodiálise

O Governo Municipal pretende mesmo assumir, através do Complexo Hospitalar Santa Casa, o serviço de hemodiálise pelo SUS em Livramento. Ainda que tenha estabelecido prazo para que a Cardio Nefroclínica desocupe o prédio anexo ao hospital, a Administração continua negociando com a empresa, inclusive com a pretensão de adquirir parte do equipamento de ponta utilizado no atendimento aos pacientes.

Vantagens

Ao assumir a responsabilidade pela execução do serviço, o Município pretende otimizar os recursos repassados pelo SUS, mantendo o atendimento aos usuários e melhorando a arrecadação da Santa Casa. Nessa lógica, outros serviços podem seguir o mesmo caminho.

Na conta do usuário

As notificações distribuídas pelo DAE em algumas localidades que não são servidas por rede coletora de esgoto, com exigência para que seja providenciada pelos próprios moradores a canalização das chamadas águas servidas (cozinha, máquina de lavar roupas e chuveiro, por exemplo), vêm causando indignação, uma vez que a maior parte dos moradores já possui sistema de fossa e filtro para o esgoto cloacal.
Além do alto custo de instalação de uma estrutura adjacente, há localidadades cujo solo, de pura tosca, exigirá um investimento ainda mais alto.
Os moradores da vila Queirolo já pediram uma reunião com a direção e técnicos do DAE para buscar uma alternativa. Será na próxima sexta-feira, 24, a partir das 19 horas, na sede do Fogão Negrinho do Pastoreio.

Trabalho reconhecido

pâmela menezes – cv / AP

Mais uma bela ação de reconhecimento e valorização do trabalho de cidadania: o Legislativo santanense entregou Voto de Congratulação ao músico e instrutor das bandas das escolas Carlos Vidal e Liberato, Giuliano Gomes. A proposição foi do vereador Jovani Romarinho e Giuliano recebeu o voto acompanhado pela mãe, Orides (foto) e pela esposa, e dedicou a homenagem à memória do pai, Joãozinho Nobre do Espírito Santo, e à equipe de voluntários que sempre o apoiou, especialmente no Caic.

 

FUTEBOL: PAIXÃO SEM SENTIDO. MAS É PAIXÃO!

Buenas!,   Nesta semana, depois de quase dois anos, frequentei um estádio de futebol. Não há porque guardar segredos, não sou comentarista esportivo, portanto confirmo