dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

50 anos de amor cultivando a tradição

A história de Alair e Getúlio que completam bodas de ouro após a Semana Farroupilha
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O casal Getúlio e Alair comemoram 50 anos de união neste mês (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Muitas são as famílias apaixonadas pela tradição gaúcha, passando esse orgulho de geração para geração, desafiando a tecnologia para manter a herança cultural. Assim faz o casal Alair e Getúlio, juntos há 50 anos, sendo destes, mais de 20 anos, atuando na patronagem do CTG Rincão da Carolina. Ela, santanense, ele vindo da cidade de Rosário do Sul, com alma e coração da cidade onde mora há décadas, são pais de três filhos, os mesmos se dedicam a manter viva a chama da história gaúcha por onde passam.
Nessa semana, Alair e Getúlio estavam responsáveis por caserear na Casa de David Canabarro, resguardando a chama pela primeira vez, mas não deixando de lado a preocupação dos jovens de manterem a tradição.
Para Alair, foi um sentimento único, principalmente por estar com seu companheiro de vida. “Me sinto orgulhosa em cuidar a Chama, pedindo a Deus que ela nunca se apague. Que sempre tenha gaúchos e gaúchas lutando pela Chama. Nós nos criamos com respeito, nos CTGs, no tradicionalismo, onde mantemos a família inteira reunida”, desabafou Alair.
Para Getúlio, buscar a chama faz parte de vida. “Não importa o tempo, seja em baixo de chuva, frio, é tudo lindo e me orgulho de fazer parte dessa história”, destacou Getúlio.
Em volta do fogo de chão, na casa de David Canabarro, com o chimarrão nas mãos, o casal, pais de Luis Fernando, 48 anos; Luis Augusto, 43 anos; e Marcos Vinicius, 38 anos, reforça o respeito ao tradicionalismo e amor por esse chão, relembrando momentos e vivências com a família.