dom, 5 de dezembro de 2021

A PLateia Digital - 04-05/12/2021

Última Edição

Bastidores – Cada vez menor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O IBGE já publicou no Diário Oficial as Estimativas da População deste ano, incluindo nota nada positiva para Sant’Ana do Livramento. O método de estimativa baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações registradas nos dois últimos censos, em 2000 e 2010 e ajustadas. Em função da pandemia e da não realização do Censo em 2020, as estimativas populacionais dos municípios foram calculadas utilizando a última revisão das Projeções da População.
A metodologia de desagregação das populações estaduais nas populações municipais foi mantida, como nos anos anteriores, utilizando-se a tendência de crescimento dos Municípios delineada entre os Censos 2000 e 2010 e o crescimento das Unidades da Federação como apontado pelas Projeções da População, Revisão 2018. Livramento continua com tendência de redução. O IBGE estima que o município tenha, atualmente, um total de 75.647 habitantes.
É importante lembrar que essas Estimativas da População dos Municípios e das Unidades da Federação são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e servem como referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos, sendo base também para o cálculo do número de vereadores de cada localidade. No caso de Livramento, caso seja mantida e levada em conta a estimativa de 2021, já para as próximas eleições o número de vagas na Câmara cairá das atuais 17 para 15 cadeiras. O Censo Demográfico que será realizado no ano que vem, contudo, é que revelará definitivamente o número de moradores de Sant’Ana do Livramento.

Medalhas

A Câmara de Vereadores definiu para o próximo dia 24 de setembro a realização da solenidade de entrega das medalhas de mérito comunitário e títulos de cidadania deste ano. O evento ocorre tradicionalmente durante as comemorações alusivas ao aniversário de Sant’Ana do Livramento. Além dos cuidados de prevenção à Covid 19, uma demora na entrega das medalhas encomendadas pela Câmara influenciou na definição da nova data do evento. A solenidade será realizada no Plenário João Goulart, a partir das 19 horas.

Almoço presencial no Projeto Tchê

A coordenação do Projeto Tchê, projeto social que atente a cerca de 65 crianças e adolescentes instalado na rua Jobair Bueno Vares, na vila Kennedy, promove em sua sede, neste domingo, almoço com música ao vivo. A retomada das atividades presenciais terá cardápio com galeto, arroz e à grega e saladas, ao preço de R$ 15,00 por pessoa. Reservas pelos fones 55 984786840 ou 55 984410888.

Definições na fronteira

O deputado federal e ex-candidato a prefeito de Porto Alegre, Maurício Dziedrick, confirmou vinda a Sant’Ana do Livramento na próxima quarta-feira, 15, como parte de roteiro pela região. Dziedrick será cicereonado em Livramento por seu amigo particular, o comissário de Polícia e ex-vereador Germano Camacho (foto), que prepara a realização, com todos os protocolos de prevenção, de um jantar de recepção para grupo de partidários e apoiadores do Deputado. Dziedrick continua filiado ao PTB, mas é dada como certa sua saída, juntamente com o vice-governador Ranolfo Vieira Jr., após bater de frente com o presidente nacional do partido, Roberto Jeferson, que anunciou (antes de ser preso por determinação do STF) uma intervenção no PTB gaúcho. Dziedrick poderá ter seu futuro no PODEMOS, mas essa decisão só deverá se concretizar quando da abertura da janela partidária, em abril de 2022.

Vacina para a gurizada

A Prefeitura Municipal pretende começar a vacinar menores de 12 a 17 anos, sem comorbidades, contra a Covid 19, a partir da próxima quarta-feira, dia 15. A Secretaria de Saúde já tem a confirmação do Governo do Estado e só depende da liberação dos lotes de vacina para dar início à aplicação nos braços da gurizada fronteiriça.

Vai e vem

A Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da BM divulgou nota em solidariedade aos colegas de farda, integrantes da Associação dos Cabos e Soldados da BM – Abamfº, no debate que se tornou público a respeito das responsabilidades quanto à continuidade das obras de construção da chamada Vila Brigadiana. A ASSTBM afirma que os brigadianos agradecem “sempre o empenho e dedicação” dos técnicos da Secretaria do Planejamento e que o repúdio manifestado pela autoridade do setor tem “o claro intuito de desvir e se eximir de suas obrigações” quanto a essa questão.

Biblioteca aniversaria

A Biblioteca Comunitária Paulo César Guggiana completa em novembro próximo 15 anos de ativismo cultural na fronteira. Entre as atividades previstas estará a outorga do Certificado Jornalista Danilo Ucha a apoiadores da cultura no município.